• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-12122023-123320
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Assis Piffer
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Khoury, Feres Lourenço (Président)
Araujo, Douglas Canjani de
Bartalini, Vladimir
Leitão, Karina Oliveira
Yamauchi, Celina
Titre en portugais
Apartados da infância: novos significados para os artefatos carreados pelas marés
Mots-clés en portugais
Comunidades subnormais
Design
Fotografia
Infância
Lixo
Novos significados
Resumé en portugais
A pesquisa tem como tema central a criação de novos significados para os artefatos conexos à infância que se espalham anonimamente e chegam incógnitos à praia da cidade de Santos (SP). Esses objetos têm sua origem, na maioria das vezes, nas comunidades subnormais sobre palafitas existentes sobre os manguezais da região do entorno da Ilha de São Vicente, onde se localiza uma parcela das cidades de Santos e São Vicente. Por meio de ensaios fotográficos de caráter pessoal, caracterizados por inventários, a pesquisa constrói seu discurso com o objetivo de provocar a reflexão sobre as questões sociais e ambientais presentes. Nos ensaios, os objetos coletados e fotografados representam o desacordo entre ser humano e igualdade social, e entre ser humano e natureza. Através da reunião das imagens desses artefatos em coleções e ajuntamentos, a pesquisa busca também desdobrar seus significados potencializando seu caráter simbólico e de comunicação. Desenvolve seu percurso partindo da origem dos objetos nos manguezais e nas favelas sobre palafitas, expondo a questão social e ambiental ali existentes; alcança a praia assim como o fazem os artefatos e apresenta de início a ideia de uma paisagem idílica ou imaginada de uma praia intocada; atravessa essa idealização ao mostrar o mesmo espaço com suas interferências ou sujidades estranhas a ele, para somente então se concentrar nos objetos em si e realizar o recorte, a seleção e a coleta daqueles ligados à infância. Esses artefatos foram então fotografados sobre um fundo branco, descontextualizando-os, e, após isso, agrupados e apresentados nas coleções ou conjuntos. Ao seu final, na tentativa de imprimir ao trabalho um sentido educativo e um retorno dele a uma infância desconhecida, propõe a criação de um simples jogo para crianças, para que, através da ação de jogá-lo, sejam discutidas as questões sociais e ambientais envolvidas na sua essência e ele possa se constituir mesmo enquanto utopia num agente de modificação da realidade.
Titre en anglais
Separated from childhood: new meanings for artifacts carried by the tides
Mots-clés en anglais
Design
Infancy
New meanings
Photography
Subnormal communities
Trash
Resumé en anglais
The central theme of the research is the creation of new meanings for artifacts related to childhood that spread anonymously and arrive incognito at the beach in the city of Santos (SP). These objects have their origin, most of the time, in the subnormal communities on stilts existing over the mangroves in the region surrounding the island of São Vicente, where part of the cities of Santos and São Vicente is located. Through personal photographic essays, characterized by inventories, the research builds its discourse with the aim of provoking reflection on the present social and environmental issues. In the essays, the objects collected and photographed represent the disagreement between human beings and social equality, and between human beings and nature. By gathering the images of these artifacts in collections and gatherings, the research also seeks to unfold their meanings, enhancing their symbolic and communication character. It develops its route starting from the origin of the objects in the mangroves and in the favelas on stilts, exposing the social and environmental issues existing there; reaches the beach just like the artifacts do and initially presents the idea of an idyllic or imagined landscape of an untouched beach; goes through this idealization by showing the same space with its interferences or foreign dirtiness, only then focusing on the objects themselves and carrying out the cutting, selection and collection of those linked to childhood. These artifacts were then photographed on a white background, taking them out of context, and then grouped and presented in collections or sets. At the end, in an attempt to give the work an educational meaning and a return to an unknown childhood, it proposes the creation of a simple game for children, so that, through the action of playing it, social and environmental issues are discussed. involved in its essence and it can become even as a utopia an agent of change in reality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.