• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-12122023-111907
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Eduardo Moretto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Farias, Priscila Lena (Presidente)
Barbosa, Maria Helena Ferreira Braga
Braga, Marcos da Costa
Lima, Ricardo Oliveira da Cunha
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Título em português
Capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980: uma análise visual, cultural e histórica
Palavras-chave em português
Análise visual
Capas de disco
Memória gráfica
Pós-modernismo
Rock brasileiro dos anos 1980
Resumo em português
Esta tese apresenta um estudo sobre a linguagem visual com o objetivo de identificar características visuais recorrentes nas capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980 (especialmente as de bandas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), descrevendo-as em termos históricos, culturais e estéticos, incluindo a relação entre sua linguagem visual e a cultura visual dessa década. Para tanto, procedeu-se à formação de um acervo de capas de disco, que resultou em um corpus com 155 itens, e ao desenvolvimento de um método de análise visual de grandes conjuntos de artefatos gráficos que, potencialmente, pode ser aplicado a outros conjuntos de peças gráficas. Com base nesse modelo de análise, o corpus foi analisado em quatro níveis, segundo as três dimensões da semiótica (sintática, semântica e pragmática). No primeiro nível foram observados separadamente os elementos pictóricos, os verbais e os esquemáticos, enquanto, no segundo nível, analisou-se a composição visual das peças gráficas, isto é, a combinação ou o arranjo visual conformado por esses elementos identificados anteriormente. Já no terceiro nível, as capas foram examinadas enquanto objetos tridimensionais, isto é, considerando-se, além da capa, a contracapa e, até mesmo, o encarte e o selo aplicado ao disco de vinil, bem como seus aspectos materiais e de produção. Finalmente, no quarto nível, as capas foram estudadas enquanto partes de um conjunto, buscando-se identificar aspectos visuais recorrentes e conformadores de uma linguagem visual característica do todo do corpus. A identificação dessas características recorrentes ou plurais ajudou a compreender a linguagem visual desse conjunto de artefatos gráficos, destacando-se o uso de fotos das bandas repetidamente retratadas com seus músicos encarando a câmera e com certo desdém desafiador, assim como o uso de colagens, e a consequente fragmentação do campo gráfico e, ainda, a apropriação de imagens e estilos visuais do passado, como o revival dos anos 1950, características normalmente associadas ao pós-modernismo. Visando aprofundar as análises semânticas dessas características recorrentes, buscou-se outras fontes de dados, como filmes, almanaques e livros sobre o momento histórico e musical dos anos 1980, que propiciaram a compreensão desse contexto histórico, bem como a identificação de elementos e referências que constituíam a cultura visual da época, em especial do universo do rock, da cultura jovem e do próprio pós-modernismo.
Título em inglês
1980s Brazilian rock album covers: a visual, cultural and historical analysis
Palavras-chave em inglês
1980s Brazilian rock
Album covers
Graphics memory
Post-modernism
Visual analysis
Resumo em inglês
This thesis presents a study on visual language with the aim of identifying recurrent visual characteristics on Brazilian rock album covers from the 1980s (especially those of bands from São Paulo, Rio de Janeiro and Brasília), describing them in historical, cultural and aesthetic terms, including the relationship between its visual language and the visual culture of that decade. To this end, a collection of album covers was formed, resulting in a corpus with 155 items, and a method of visual analysis of large sets of graphic artefacts was developed, which potentially can be applied to other sets of graphic pieces. Based on this analysis model, the corpus was examined at four levels, according to the three dimensions of semiotics (syntactic, semantic and pragmatic). In the first level, the pictorial, verbal and schematic elements were observed separately, while in the second level, the visual composition of the graphic pieces was analysed, in other words, the combination or visual arrangement formed by these previously identified elements. In the third level, the covers were observed as three-dimensional objects, considering, in addition to the cover, the back cover and even the booklet and the label applied to the vinyl record, as well as its material and production aspects. Finally, on the fourth level, the covers were studied as parts of a set, seeking to identify recurrent visual aspects that shape the visual language of the whole corpus. The identification of these recurring or plural characteristics helped to understand the visual language of this set of graphic artefacts, from which it is possible to highlight the use of bands photos repeatedly portrayed with musicians facing the camera with a certain defiant disdain, as well as the use of collages, and the consequent fragmentation of the graphic field or, furthermore, the appropriation of images and visual styles from the past, such as the 1950s revival, all characteristics normally associated with postmodernism. To deepen the semantic analysis of these recurrent characteristics, other sources of data were sought, such as films, almanacks and books about the 1980s historical and musical moment, which provided an understanding of this historical context, as well as the identification of elements and references that constituted the visual culture of the time, especially in the universe of rock, youth culture and post-modernism itself.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.