Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-12012024-120815
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Coelho Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Braga, Marcos da Costa (Presidente)
Costa, Eduardo Augusto
Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
Piaia, Jade Samara
Título em português
Design gráfico brasileiro e a antropofagia: um estudo histórico-analítico das capas de revistas de ideias e de cultura paulistas (1928-1939)
Palavras-chave em português
Antropofagia
Artes gráficas no Brasil
História do design gráfico brasileiro
Identidade cultural
Modernismo brasileiro
Resumo em português
Esta pesquisa trata-se de um estudo histórico-analítico a respeito de possíveis assimilações da Antropofagia pelo design gráfico brasileiro sob a abordagem da micro-história. A pesquisa busca compreender de que maneira e que medida esta assimilação ocorreu na representação de uma identidade cultural por meio de capas de revistas de ideias e cultura paulistas no período de 1928-1939. Para isto, são apresentados 4 capítulos que estruturam o estudo: (1) Antropofagia e a sociedade do início do século XX; (2) Design Gráfico das décadas de 1920 e 1930: contextualização, cruzamentos e manifestações visuais; (3) Métodos e Procedimentos; (4) Resultados e Discussão; além da introdução e considerações finais. Os dois primeiros capítulos compõem o referencial teórico da dissertação, o capítulo 3 elucida os métodos, procedimentos e protocolos que envolvem a pesquisa e o capítulo 4 embarca as contribuições da pesquisa, contendo a análise das capas de revistas. São estipuladas três macro etapas que estruturam a pesquisa: contextualização que abrange o referencial teórico sob revisão bibliográfica; identificação em que se busca identificar os elementos que poderiam ser representados da Antropofagia, a partir de uma pesquisa documental sob a óptica da História das Ideias; e consolidação momento da pesquisa em que as capas são analisadas sintática, semântica e pragmaticamente. Na finalização das macro etapas, pode-se identificar os atributos contextuais, conceituas e estéticos da Antropofagia, assim como os elementos que poderiam ser representados visualmente divididos neste estudo em 4 categorias, somando 38 elementos. A etapa de consolidação permitiu observar que houve a absorção da antropofagia nas revistas analisadas, em diferentes níveis. Esta absorção se deu por elementos da identidade cultural brasileira representados junto a estilos internacionais.
Título em inglês
Brazilian graphic design and anthropophagy: a historical-analytical study of the covers of São Paulos ideas and culture magazines (1928-1939)
Palavras-chave em inglês
Anthropophagy
Brazilian modernism
Cultural identity
Graphic arts in Brazil
History of brazilian graphic design
Resumo em inglês
This research is a historical-analytical study regarding possible assimilations of Antropofagia by Brazilian graphic design under the lens of micro-history. The research aims to comprehend how and to what extent this assimilation occurred in the representation of cultural identity through covers of magazines centered on ideas and culture from São Paulo during the period of 1928-1939. For this purpose, four chapters structure the study: (1) Antropofagia and Early 20th Century Society; (2) Graphic Design of the 1920s and 1930s: Contextualization, Intersections, and Visual Expressions; (3) Methods and Procedures; (4) Results and Discussion; in addition to the introduction and concluding remarks. The first two chapters constitute the theoretical framework of the dissertation, chapter 3 elucidates the methods, procedures, and protocols involved in the research, and chapter 4 encompasses the research findings, containing the analysis of magazine covers. Three macro stages structure the research: contextualization encompassing the theoretical framework through bibliographic review; identification seeking to identify the elements that could represent Antropofagia, based on documentary research from the perspective of the History of Ideas; and consolidation the phase of the research where the covers are analyzed syntactically, semantically, and pragmatically. Upon concluding the macro stages, contextual, conceptual, and aesthetic attributes of Antropofagia were identified, as well as the elements that could be visually represented divided in this study into 4 categories, totaling 38 elements. The consolidation stage revealed that there was an absorption of Antropofagia in the analyzed magazines, at different levels. This absorption occurred through elements of Brazilian cultural identity represented alongside international styles.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-23