• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-12012024-120815
Document
Auteur
Nom complet
Leonardo Coelho Siqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Braga, Marcos da Costa (Président)
Costa, Eduardo Augusto
Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
Piaia, Jade Samara
Titre en portugais
Design gráfico brasileiro e a antropofagia: um estudo histórico-analítico das capas de revistas de ideias e de cultura paulistas (1928-1939)
Mots-clés en portugais
Antropofagia
Artes gráficas no Brasil
História do design gráfico brasileiro
Identidade cultural
Modernismo brasileiro
Resumé en portugais
Esta pesquisa trata-se de um estudo histórico-analítico a respeito de possíveis assimilações da Antropofagia pelo design gráfico brasileiro sob a abordagem da micro-história. A pesquisa busca compreender de que maneira e que medida esta assimilação ocorreu na representação de uma identidade cultural por meio de capas de revistas de ideias e cultura paulistas no período de 1928-1939. Para isto, são apresentados 4 capítulos que estruturam o estudo: (1) Antropofagia e a sociedade do início do século XX; (2) Design Gráfico das décadas de 1920 e 1930: contextualização, cruzamentos e manifestações visuais; (3) Métodos e Procedimentos; (4) Resultados e Discussão; além da introdução e considerações finais. Os dois primeiros capítulos compõem o referencial teórico da dissertação, o capítulo 3 elucida os métodos, procedimentos e protocolos que envolvem a pesquisa e o capítulo 4 embarca as contribuições da pesquisa, contendo a análise das capas de revistas. São estipuladas três macro etapas que estruturam a pesquisa: contextualização que abrange o referencial teórico sob revisão bibliográfica; identificação em que se busca identificar os elementos que poderiam ser representados da Antropofagia, a partir de uma pesquisa documental sob a óptica da História das Ideias; e consolidação momento da pesquisa em que as capas são analisadas sintática, semântica e pragmaticamente. Na finalização das macro etapas, pode-se identificar os atributos contextuais, conceituas e estéticos da Antropofagia, assim como os elementos que poderiam ser representados visualmente divididos neste estudo em 4 categorias, somando 38 elementos. A etapa de consolidação permitiu observar que houve a absorção da antropofagia nas revistas analisadas, em diferentes níveis. Esta absorção se deu por elementos da identidade cultural brasileira representados junto a estilos internacionais.
Titre en anglais
Brazilian graphic design and anthropophagy: a historical-analytical study of the covers of São Paulos ideas and culture magazines (1928-1939)
Mots-clés en anglais
Anthropophagy
Brazilian modernism
Cultural identity
Graphic arts in Brazil
History of brazilian graphic design
Resumé en anglais
This research is a historical-analytical study regarding possible assimilations of Antropofagia by Brazilian graphic design under the lens of micro-history. The research aims to comprehend how and to what extent this assimilation occurred in the representation of cultural identity through covers of magazines centered on ideas and culture from São Paulo during the period of 1928-1939. For this purpose, four chapters structure the study: (1) Antropofagia and Early 20th Century Society; (2) Graphic Design of the 1920s and 1930s: Contextualization, Intersections, and Visual Expressions; (3) Methods and Procedures; (4) Results and Discussion; in addition to the introduction and concluding remarks. The first two chapters constitute the theoretical framework of the dissertation, chapter 3 elucidates the methods, procedures, and protocols involved in the research, and chapter 4 encompasses the research findings, containing the analysis of magazine covers. Three macro stages structure the research: contextualization encompassing the theoretical framework through bibliographic review; identification seeking to identify the elements that could represent Antropofagia, based on documentary research from the perspective of the History of Ideas; and consolidation the phase of the research where the covers are analyzed syntactically, semantically, and pragmatically. Upon concluding the macro stages, contextual, conceptual, and aesthetic attributes of Antropofagia were identified, as well as the elements that could be visually represented divided in this study into 4 categories, totaling 38 elements. The consolidation stage revealed that there was an absorption of Antropofagia in the analyzed magazines, at different levels. This absorption occurred through elements of Brazilian cultural identity represented alongside international styles.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.