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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-11112022-161125
Documento
Autor
Nome completo
Rita Sepulveda de Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Braga, Marcos da Costa (Presidente)
Martins, Fernanda de Oliveira
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Título em português
Emilie Chamie, trajetória de uma (mulher / designer / artista gráfica /poeta visual) pioneira
Palavras-chave em português
Design
Emilie Chamie
História
Mulher
Pioneira
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo central investigar o lugar de Emilie Chamie (1927-2000) na história do design no Brasil e sua trajetória profissional. Emilie fez parte da geração de designers considerada pioneira dos anos 1950, que inaugurou a atividade profissional com alguma formação em design no Brasil. A pesquisa se baseou no arquivo encontrado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), assim como em entrevistas e referências bibliográficas relativas à história do design. A trajetória de Emilie foi analisada sob uma perspectiva de gênero, subdividida em décadas em que foram destacados os projetos desenvolvidos e contextualizados ao longo do tempo. Nascida no Líbano em 1927 e residente de São Paulo, estudou no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do Museu de Arte de São Paulo (Masp) entre 1951 e 1953 curso pioneiro de ensino de design no Brasil (LEON, 2014). Sua atuação profissional foi bastante diversificada de 1950 até 2000, ela se considerava uma artista gráfica: dirigiu espetáculos de dança e fez fotografia; como designer, fez projetos principalmente para a área da cultura alguns dos mais reconhecidos são as marcas do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Ela foi casada com Mário Chamie, que teve importante participação política em São Paulo e cuja trajetória profissional esteve, em muitas ocasiões, interligada com à da esposa. Com esta pesquisa, espera-se ter contribuído para trazer a obra multidisciplinar de Emilie Chamie para a historiografia dos designers brasileiros pioneiros e provocar novas reflexões e pesquisas, assim como produzir uma visão da história mais inclusiva.
Título em inglês
Emilie Chamie, trajectory of a (woman / designer / graphic artist / visual poet) pioneer
Palavras-chave em inglês
Design
Emilie Chamie
History
Pioneer
Women
Resumo em inglês
This research aimed to investigate Emilie Chamies (1927-2000) place in design history of Brazil and her professional career path. Emilie was part of the generation of designers considered pioneers in the 1950s, which inaugurated the professional activity with some training in design in Brazil. The research was based on the archive found at the Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) (Brazilian Studies Institute), as well as on interviews and bibliographic references related to design history. Emilies trajectory was analyzed from a gender perspective, subdivided into decades in which the projects developed and contextualized over time were highlighted. Born in Lebanon in 1927 and a resident of São Paulo, she studied at the Instituto de Arte Contemporânea (IAC) (Institute of Contemporary Art) of the Museu de Arte de São Paulo (Masp) (São Paulo Museum of Art) between 1951 and 1953 a pioneering design education course in Brazil (LEON, 2014). Her professional performance was quite diversified from 1950 until 2000, she considered herself a graphic artist: she directed dance performances, did photography; as a designer, she worked mainly on cultural projects some of the most recognized are the brands of Centro Cultural São Paulo (CCSP) (São Paulo Cultural Center) and Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) (Brazilian Theater of Comedy). She was married to Mário Chamie, who had an important political participation in São Paulo and whose professional trajectory was, in many occasions, intertwined with his wifes. With this research, we hope to have contributed to bring the multidisciplinary work of Emilie Chamie to the historiography of pioneering Brazilian designers and provoke new reflections and research, as well as to produce a more inclusive history of design.
 
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Data de Publicação
2022-11-21
 
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