Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-08062021-194206
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Ambrosio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos (Presidente)
Couto, Rita Maria de Souza
Júnior, Wilson Kindlein
Moraes Junior, Dijon
Pereira, Andrea Franco
Título em português
Do que se trata? Educação em design para sustentabilidade
Palavras-chave em português
Bacharelado em design
Decolonização
Design
Design decolonial
Design para sustentabilidade
Educação
Sistema produto serviço sustentável
Sustentabilidade
Resumo em português
Esta tese propõe uma análise acerca da abordagem da problemática da sustentabilidade em cursos de bacharelado em Design no Brasil. Ancorada em um método misto, quali quantitativo, predominantemente nterpretativista, a pesquisa estabeleceu um percurso baseado em grupos de dados que permitiram tratar desta questão a partir de diferentes pontos de vista. O aporte teórico parte do cenário atual de múltiplas crises e constrói o arcabouço necessário baseado em três eixos: o contexto insustentável, a educação e o design. Transversalmente, o tema da decolonização trata de todos esses aspectos. As análises apresentaram a compreensão do papel do design para a sustentabilidade a partir das perspectivas das Instituições de Ensino Superior do Brasil, de estudantes e egressos, de cursos de Design no exterior e da produção científica da área. Das questões que emergiram deste grupo de análises, uma série de entrevistas com estudiosos e autores relevantes deste tema foi realizada. A pluralidade de concepções apresentada nestes diálogos forneceu material importante para as reflexões e conclusões apresentadas nesta tese, que revelam a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o Design para a Sustentabilidade a partir de suas múltiplas dimensões e de sua abrangência para além do âmbito dos produtos.
Título em inglês
What is it about? Design education for sustainability.
Palavras-chave em inglês
Decolonising design
Decolonization
Design
Design for sustainability
Design higher education
Education
Sustainability
Sustainable product service system
Resumo em inglês
This thesis proposes an analysis of the approach to the problem of sustainability in bachelor of Design courses in Brazil. Based on a mixed method, qualitative and quantitative, predominantly interpretive, the research established a procedure based on groups of data that allowed to address this issue from different points of view. The theoretical basis starts from the current scenario of multiple crises and builds the necessary framework based on three axes: the unsustainable context, education and design. Transversally, the theme of decolonization approaches all these aspects. The analysis showed an understanding of the role of design for sustainability from the perspectives of Higher Education Institutions in Brazil, students and alumni, from Design courses abroad and from scientific production in the area. From the questions that emerged from this group of analysis, a series of interviews was made with relevant scholars and authors on this topic. The plurality of conceptions presented in this dialog provided important material for the reflections and conclusions presented in this thesis, which reveal the need to deepen the discussion on Design for Sustainability from its multiple dimensions and its scope beyond the ambit of products.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-10