Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-08062021-194206
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Ambrosio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos (Président)
Couto, Rita Maria de Souza
Júnior, Wilson Kindlein
Moraes Junior, Dijon
Pereira, Andrea Franco
Titre en portugais
Do que se trata? Educação em design para sustentabilidade
Mots-clés en portugais
Bacharelado em design
Decolonização
Design
Design decolonial
Design para sustentabilidade
Educação
Sistema produto serviço sustentável
Sustentabilidade
Resumé en portugais
Esta tese propõe uma análise acerca da abordagem da problemática da sustentabilidade em cursos de bacharelado em Design no Brasil. Ancorada em um método misto, quali quantitativo, predominantemente nterpretativista, a pesquisa estabeleceu um percurso baseado em grupos de dados que permitiram tratar desta questão a partir de diferentes pontos de vista. O aporte teórico parte do cenário atual de múltiplas crises e constrói o arcabouço necessário baseado em três eixos: o contexto insustentável, a educação e o design. Transversalmente, o tema da decolonização trata de todos esses aspectos. As análises apresentaram a compreensão do papel do design para a sustentabilidade a partir das perspectivas das Instituições de Ensino Superior do Brasil, de estudantes e egressos, de cursos de Design no exterior e da produção científica da área. Das questões que emergiram deste grupo de análises, uma série de entrevistas com estudiosos e autores relevantes deste tema foi realizada. A pluralidade de concepções apresentada nestes diálogos forneceu material importante para as reflexões e conclusões apresentadas nesta tese, que revelam a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o Design para a Sustentabilidade a partir de suas múltiplas dimensões e de sua abrangência para além do âmbito dos produtos.
Titre en anglais
What is it about? Design education for sustainability.
Mots-clés en anglais
Decolonising design
Decolonization
Design
Design for sustainability
Design higher education
Education
Sustainability
Sustainable product service system
Resumé en anglais
This thesis proposes an analysis of the approach to the problem of sustainability in bachelor of Design courses in Brazil. Based on a mixed method, qualitative and quantitative, predominantly interpretive, the research established a procedure based on groups of data that allowed to address this issue from different points of view. The theoretical basis starts from the current scenario of multiple crises and builds the necessary framework based on three axes: the unsustainable context, education and design. Transversally, the theme of decolonization approaches all these aspects. The analysis showed an understanding of the role of design for sustainability from the perspectives of Higher Education Institutions in Brazil, students and alumni, from Design courses abroad and from scientific production in the area. From the questions that emerged from this group of analysis, a series of interviews was made with relevant scholars and authors on this topic. The plurality of conceptions presented in this dialog provided important material for the reflections and conclusions presented in this thesis, which reveal the need to deepen the discussion on Design for Sustainability from its multiple dimensions and its scope beyond the ambit of products.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-08-10
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.