• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-08022024-110146
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Ribeiro Ferreira da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Velloso, Leandro Manuel Reis (Presidente)
Amstel, Frederick Marinus Constant van
Heinrich, Fabiana Oliveira
Santos, Robson Luis Gomes dos
Título em português
A realidade incoerente do design em plataformas digitais: uma análise crítica sobre a percepção de designers sobre sua atuação profissional
Palavras-chave em português
Design de experiência do usuário
Economia de plataforma
Trabalhadores da tecnologia
Resumo em português
Dentro das ciências sociais há pelo menos duas décadas já se discute a Economia de Plataforma segundo a perspectiva das consequências que tais modelos de negócio geram nas vidas de quem consome ou trabalha em plataformas digitais. No entanto, ainda é pouco conhecida a percepção que os trabalhadores que as projetam e as programam, também conhecidos como trabalhadores da tecnologia, têm sobre seus próprios objetos de trabalho. Dentro desse recorte, a visão que designers têm sobre seu próprio trabalho é ainda menos explorada. Desse modo, a presente dissertação tem por objetivo investigar, a partir de uma visão crítica sobre a prática profissional, o que pensam e como se posicionam os designers que atuam em empresas plataforma, observando especialmente suas percepções sobre os usuários para os quais projetam. Para tanto são mobilizadas referências teóricas sobre o UX Design e a Economia de Plataforma, de modo a compreender e de!inir como se dá a prática de design dentro do contexto de empresas plataforma. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo baseiam-se na abordagem denominada Teoria Fundamentada em Dados. As atividades de pesquisa foram executadas em duas etapas, sendo a primeira pautada em revisões de literatura (exploratória e sistemática) e a segunda na realização de entrevistas com dezoito designers profissionais. Para tratamento e consolidação dos dados levantados nas entrevistas utilizamos o método do diagrama de a!inidades. Como principal resultado apresentamos a visão que designers têm sobre seu trabalho, incluindo o relacionamento que desenvolvem com usuários, e como a prática se desenvolve no mercado. Demonstramos como o design hoje, dentro de empresas plataforma, tem por objetivo primordial atender às necessidades das organizações, não às dos usuários, tal como a retórica do UX Design prega. Por fim, a presente dissertação contribui para o avanço do conhecimento acadêmico na medida em que apresenta um mapeamento e uma análise crítica sobre a visão que a classe trabalhadora dos designers, neste âmbito profissional, têm sobre si mesma.
Título em inglês
The Design incoherent reality in digital platform: a critical analysis from designers perception about their practices
Palavras-chave em inglês
Platform economy
Tech workers
User experience design
Resumo em inglês
Within the field of social sciences, there has long been a discussion about the Platform Economy, examining the consequences that such business models generate in the lives of those who consume or work on digital platforms. However, the perspective of the workers who design and program these platforms, also known as tech workers, regarding their own work objects, remains relatively unknown. In this context, the perspective that designers hold about their own work is even less explored. Thus, the present dissertation aims to investigate, from a critical perspective on professional practice, what designers who work in platform companies think and how they position themselves, with a particular focus on their perceptions of the users for whom they design. To achieve this, theoreti- cal references on UX Design and the Platform Economy are mobilized to understand and de!ine how the practice of design unfolds within the context of platform companies. The methodological procedures adopted in this study are based on the approach known as Grounded Theory. The research activities were carried out in two stages, with the !irst stage consisting of literature reviews (exploratory and systematic), and the second stage involving interviews with eighteen pro- fessional designers. To process and consolidate the data collected in the interviews, the ainity diagram method was used. The main result presented here is the perspective that designers have about their work, including the relationship they develop with users and how the practice unfolds in the market. We demons- trate that within platform companies today, design primarily focuses on meeting the needs of organizations rather than those of users, in contrast to the principles of UX Design. In conclusion, this dissertation contributes to the advancement of academic knowledge by providing a mapping and critical analysis of the perspective that the working class of professional designers, who practice UX Design in platform companies, hold about themselves.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.