• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-03092019-103947
Documento
Autor
Nome completo
Diego Enéas Peres Ricca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar (Presidente)
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Urssi, Nelson José
 
Título em português
Artefatos tecnológicos digitais interativos: estratégias projetuais para fomento da mediação de conteúdo em museus
Palavras-chave em português
Design de interação
Mediação
Tecnologia em museus
Teoria da atividade
Resumo em português
Hoje a tecnologia digital se aplica de forma maior e mais variada em diversos aspectos do cotidiano. Com esteio nisso objetiva-se identificar aspectos projetuais relevantes no sentido da mediação de conteúdo e potencialização do aprendizado de visitantes em museus por meio da interação com artefatos tecnológicos digitais interativos. Busca-se tal entendimento mediante um estudo de ações projetuais nesta natureza associado a observação do usuário em atividade. Contribuições e influxos para o visitante foram estudados partindo, primeiramente, de uma reunião de padrões e classificações realizadas por alguns autores sobre o tema, para, com amparo nisso, realizar as análises, as quais foram divididas em duas fases. A primeira estruturou-se num estudo de reconhecimento de estratégias projetuais relevantes aplicadas em exemplos notáveis de artefatos estudados, pelo qual foi obtida uma visão geral do estado da arte de aplicações, nacionais e internacionais de designs desta natureza, ensejando a identificação de estratégias projetuais de cunho estrutural e conceitual. Tais análises foram articuladas a um aprofundamento na observação do usuário em interação, por meio de dois estudos de caso selecionados dentre os projetos anteriormente elencados. O primeiro foi o projeto A Voz da Arte, fruto da parceria entre Pinacoteca do Estado de São Paulo e a IBM. Já o segundo se concentra na instalação Relevos da Terra em 3D, situada no Museu Catavento Cultural. A coleta de dados se deu por levantamento de áudio e vídeo da interação de 15 visitantes no primeiro, e 12 no segundo artefato, seguida por entrevistas semiestruturadas com cada usuário, tratando de questões relativas a suas experiências individuais na atividade de interação com interface e conteúdo propostos. Por fim realizou-se uma categorização dos pontos relevantes observados, produzindo um diagrama que sintetiza as estratégias projetuais elencadas em três dimensões de estímulos da interação, divididas em aspectos: materiais; racionais e emocionais.
 
Título em inglês
Digital technological interactive artifacts: design strategies for the content mediation enhancement in museums
Palavras-chave em inglês
Activity theory
Interaction design
Mediation
Technology in museums
Resumo em inglês
Today digital technology is applied in a larger and more varied way in different aspects of daily life. Based on this, this research aims to identify relevant design aspects in the sense of content mediation and enhancement of the visitor`s learning in museums through interaction with interactive digital technological artifacts. Such understanding is sought through a study of this nature of designs associated with observation of the user in activity. theoretical contributions and impacts for the visitor were studied, starting from a meeting of standards and classifications carried out by some authors on the subject, in order to carry out the analyzes, which were divided into two phases. The first one was structured in a recognition study of relevant design strategies applied in notable examples of artifacts selected, for which an overview of the state of the art of national and international applications of designs of this nature was obtained, leading to the identification of structural and conceptual design strategies. Such analyzes were articulated to a deepening in the observation of the user in interaction, through two case studies selected among the projects previously listed. The first is the A Voz da Arte project, the result of the partnership between Pinacoteca do Estado de São Paulo and IBM. The second one focuses on the Relevos da Terra em 3D installation, located in the Catavento Cultural Science Museum. The data collection was done by audio and video survey of the interaction of 15 visitors in the first, and 12 in the second artifact, followed by semi-structured interviews with each user, dealing with questions related to their individual experiences in interaction activity with interface and content proposed. Finally, a categorization of the relevant points was carried out, producing a diagram that synthesizes the projected strategies in three dimensions of stimuli, divided into: material; rational and emotional aspects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.