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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-03082022-160550
Documento
Autor
Nombre completo
Alice Albertini Viggiano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar (Presidente)
Alão, Rui Sérgio Dias
Leal, Leopoldo Augusto
Título en portugués
Pensamento programático em web design: raízes no design gráfico modernista
Palabras clave en portugués
Bom design
Design de interface
Design digital online
Design digital para a web
Design gráfico
Design gráfico modernista
Design gráfico moderno
Design programático
Design responsivo
Design system
Estilo Suíço
Josef Müller-Brockmann
Karl Gerstner
Modernismo suíço
Monocultura estética
Pensamento programático
Programa
Sameness
Web design
Resumen en portugués
O que de moderno podemos enxergar no web design contemporâneo, ou, quais são as raízes modernistas do pensamento programático no web design contemporâneo é a pergunta que motivou o presente estudo. A partir da pesquisa sobre essa abordagem de projetar por programas nossa hipótese de trabalho , foi possível evidenciar tal herança modernista. As indagações que nortearam o estudo giraram em torno de pensar sob que aspectos o design gráfico modernista antecipou o pensamento programático do web design das décadas de 2000 e 2010, além de nos questionarmos quais seriam os desdobramentos dessas raízes no desenho atual. Foram recortados dois momentos dentro do campo do design gráfico: moderno suíço dos anos 1950 e 1960 e web design contemporâneo das décadas de 2000 e 2010. Quando estudamos os fundamentos de desenho para o meio digital online, são cada vez mais frequentes as referências a ideias escritas há cerca de 60 anos, citadas por autores que contribuem para a formação do pensamento contemporâneo na web. Por outro lado, o pensamento programático permeia muito da produção digital da atualidade nas suas mais variadas aplicações, além de servir ao designer como ferramenta para projetar em meio a uma interface fluida, infinita. Entendemos, dessa forma, a necessidade de se olhar para as próprias raízes e investigar qual é a influência do design gráfico modernista na contemporaneidade. A análise comparativa entre os dois momentos se deu por meio das revisões bibliográficas referente a ambos, do levantamento de documentos originais modernistas e suas elaborações teóricas próprias, e, sobretudo, de entrevistas com atores relevantes no web design atual. O desenho da dissertação foi conduzido pelo próprio título. Iniciamos apresentando e exemplificando como o pensar por programas se expressa no design para a interface digital no meio online, passamos para localizar essa abordagem de desenho no movimento modernista principalmente por meio da obra e produção de Karl Gerstner e Josef Müller-Brockmann , seguimos para traçar conexões existentes entre os dois momentos e concluímos tecendo reflexões advindas dessas relações a saber, o fenômeno de se alcançar uma monocultura estética (sameness) e questionamentos acerca do bom design gráfico.
Título en inglés
Programmatic thinking in web design: roots in modernist graphic design
Palabras clave en inglés
Aesthetic monoculture
Design system
Good design
Graphic design
Interface design
Josef Müller-Brockmann
Karl Gerstner
Modern graphic design
Modernist graphic design
Online digital design
Programmatic design
Programmatic thinking
Programme
Responsive design
Sameness
Swiss modernism
Swiss style
Web design
Resumen en inglés
What can we observe from the modernism in the contemporary graphic design or the modernist programmatic thinking roots in contemporary web design is the motivation factor for the present study. The research on the designing programs approach our work hypothesis the modernist heritage was made present. The questioning that guided the study revolves around reflections about what aspects the modernist graphic design anticipated from the programmatic thinking of the web design from 2000s and 2010s, while also questioning ourselves about the unfolding of those roots in recent designs. We elected two moments in the graphic design field: the Swiss modern design from 1950s and 1960s, and contemporary graphic design from 2000s and 2010s. When we study the fundamentals of design for the online digital medium, there are increasingly frequent references to ideas written about 60 years ago, cited by authors who contribute to the formation of contemporary thinking on the web. On the other hand, programmatic thinking permeates much of today's digital production in its most varied applications, besides serving the designer as a tool to design in the midst of a fluid, infinite interface. We understand, in this way, the need to look back to our own roots and investigate what is the influence of modernist graphic design in contemporaneity. The comparative analysis between the two moments was done through bibliographic reviews of both, the survey of original modernist documents and their own theoretical elaborations, and, above all, interviews with relevant actors in current web design. The design of the dissertation was driven by the title itself. We began by presenting and exemplifying how 'thinking by programs' is expressed in the design for the digital interface in the online environment, we went on to locate this design approach in the modernist movement mainly through the work and production of Karl Gerstner and Josef Müller-Brockmann , we went on to trace connections between the two moments, and concluded by weaving reflections arising from these relationships namely, the phenomenon of reaching an aesthetic monoculture (sameness) and questions about the "good" graphic design.
 
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Fecha de Publicación
2022-08-05
 
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