• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2021.tde-30042021-155007
Documento
Autor
Nome completo
Analu Garcia Borges
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Bassani, Jorge (Presidente)
Mello, Bruno Cesar Euphrasio de
Raimundo, Sílvia Lopes
Título em português
Território educativo: as práticas educativas da extensão universitária e dos coletivos culturais na periferia de São Paulo 
Palavras-chave em português
Coletivos culturais
Extensão universitária
Práticas educativas
Território
Resumo em português
A partir de 2011 houve o início de um processo colaborativo de construção de conhecimento em Perus, distrito da região noroeste de São Paulo, envolvendo a Comunidade Cultural Quilombaque, agentes locais e o Núcleo de Estudos da Paisagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NEP/USP). No outro extremo do município, onde se localiza o bairro do Bororé, houve também a parceria entre o coletivo ecocultural Casa Ecoativa, a escola estadual Professor Adrião Bernardes e o Grupo de Estudos de Mapografias Urbanas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (GeMAP/USP). Ambos os territórios são denominados de "educadores" por seus agentes. A pesquisa busca compreender, por meio de uma abordagem qualitativa, a relação entre educação e território a partir das práticas apontadas. Para tanto, foi realizada uma investigação teórica sobre os conceitos de território e educação, seus conteúdos e classificações, bem como uma pesquisa de campo para compreender a aplicação desses conceitos nas práticas dos coletivos em parceria com a extensão universitária. Conclui-se que a atuação pedagógica e política desses coletivos em parceria com projetos de extensão universitária, por meio de processos dialógicos, opera como um instrumento potente para serem pensadas e construídas novas formas de gestão, existência e sobrevivência nas cidades em permanente construção.
Título em inglês
Educational territory: the educational practices of university extension and cultural collectives in the periphery of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Cultural collectives
Educational practices
Territory
University extension
Resumo em inglês
As of 2011, a collaborative process of knowledge construction began in Perus, a district in the northwest region of São Paulo, involving the Quilombaque Cultural Community, local agents and the Center for Landscape Studies at the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo (NEP / USP). At the other end of the municipality, where the Bororé neighborhood is located, there was also a partnership between the ecocultural collective Casa Ecoativa, the state school Professor Adrião Bernardes and the Urban Mapography Study Group at the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo (GeMAP / USP). Both territories are called "educational territory" by their agents. The research seeks to understand, through a qualitative approach, the relationship between education and territory from the mentioned experiences. For this purpose, a theoretical investigation was carried out on the concepts of territory and education, their contents and classifications, as well as a field research to understand the application of these concepts in the practices of collectives in partnership with the university extension. We conclude that the pedagogical and political performance of these collectives in partnership with university extension projects, through dialogic processes, operates as a powerful instrument so that new forms of management, existence and survival can be thought and built in the cities under permanent construction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-07-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.