• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-29042021-105755
Document
Auteur
Nom complet
Marina Bezerril Régis Ramos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Leme, Maria Cristina da Silva (Président)
Herling, Tereza Beatriz Ribeiro
Lopes, João Marcos de Almeida
Titre en portugais
Interações entre atores e transformações de políticas públicas: o caso da implementação do CEU Heliópolis 
Mots-clés en portugais
Bairro educador
CEU Heliópolis
Equipamentos urbanos
Participação
Política pública de educação
Resumé en portugais
A dissertação é um estudo de caso que analisa o processo de desenho, implementação e gestão da política pública de educação CEU Heliópolis à luz do conceito "Bairro Educador", criado a partir da relação entre as lideranças comunitárias de Heliópolis - SP, a UNAS, e servidores públicos da EMEF Presidente Campos Salles. O objetivo da pesquisa é entender os processos de interação e participação entre os atores sociais na adaptação de uma política pública municipal de educação, os Centros Educacionais Unificados, que foi direcionada pelos desejos da comunidade, além de ser gerida por seus pares. Para tanto, o trabalho busca fazer um levantamento da formação da política pública de educação e da rede escolar em São Paulo para entender o trânsito de ideias e as concepções pedagógicas por trás dos projetos arquitetônicos escolares. Ademais, faz-se um estudo da formação urbana e social da favela de Heliópolis para compreender como o conceito "Bairro Educador" foi criado e tem pautado as relações políticas, administrativas e sociais da comunidade.
Titre en anglais
Interactions between actors and public policy transformations: the case of CEU Heliópolis implementation
Mots-clés en anglais
Bairro educador
CEU Heliópolis
Education Policy
Participation
Urban equipment
Resumé en anglais
The dissertation is a case study that analyzes the process of designing, implementing, and managing the public education policy CEU Heliópolis based on the concept of "Bairro Educador", created from the relationship between the community leaders of Heliópolis - SP, UNAS, and public servants of EMEF Presidente Campos Salles. The objective of the research is to understand the processes of interaction and participation among social actors in adapting a municipal public education policy, the "Centros Educacionais Unificados", which was guided by the wishes of the community, in addition to being managed by their peers. Furthermore, the work seeks to survey the formation of public education policy and the school network in São Paulo to understand the flow of ideas and pedagogical concepts behind school architectural projects. In addition, a study of the urban and social formation of the Heliópolis favela is carried out to understand how the "Bairro Educador" concept was created and has guided the political, administrative, and social relations of the community.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.