• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-29042021-105755
Documento
Autor
Nome completo
Marina Bezerril Régis Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Leme, Maria Cristina da Silva (Presidente)
Herling, Tereza Beatriz Ribeiro
Lopes, João Marcos de Almeida
Título em português
Interações entre atores e transformações de políticas públicas: o caso da implementação do CEU Heliópolis 
Palavras-chave em português
Bairro educador
CEU Heliópolis
Equipamentos urbanos
Participação
Política pública de educação
Resumo em português
A dissertação é um estudo de caso que analisa o processo de desenho, implementação e gestão da política pública de educação CEU Heliópolis à luz do conceito "Bairro Educador", criado a partir da relação entre as lideranças comunitárias de Heliópolis - SP, a UNAS, e servidores públicos da EMEF Presidente Campos Salles. O objetivo da pesquisa é entender os processos de interação e participação entre os atores sociais na adaptação de uma política pública municipal de educação, os Centros Educacionais Unificados, que foi direcionada pelos desejos da comunidade, além de ser gerida por seus pares. Para tanto, o trabalho busca fazer um levantamento da formação da política pública de educação e da rede escolar em São Paulo para entender o trânsito de ideias e as concepções pedagógicas por trás dos projetos arquitetônicos escolares. Ademais, faz-se um estudo da formação urbana e social da favela de Heliópolis para compreender como o conceito "Bairro Educador" foi criado e tem pautado as relações políticas, administrativas e sociais da comunidade.
Título em inglês
Interactions between actors and public policy transformations: the case of CEU Heliópolis implementation
Palavras-chave em inglês
Bairro educador
CEU Heliópolis
Education Policy
Participation
Urban equipment
Resumo em inglês
The dissertation is a case study that analyzes the process of designing, implementing, and managing the public education policy CEU Heliópolis based on the concept of "Bairro Educador", created from the relationship between the community leaders of Heliópolis - SP, UNAS, and public servants of EMEF Presidente Campos Salles. The objective of the research is to understand the processes of interaction and participation among social actors in adapting a municipal public education policy, the "Centros Educacionais Unificados", which was guided by the wishes of the community, in addition to being managed by their peers. Furthermore, the work seeks to survey the formation of public education policy and the school network in São Paulo to understand the flow of ideas and pedagogical concepts behind school architectural projects. In addition, a study of the urban and social formation of the Heliópolis favela is carried out to understand how the "Bairro Educador" concept was created and has guided the political, administrative, and social relations of the community.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.