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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-26042021-115354
Documento
Autor
Nome completo
Guido D'Elia Otero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rufino, Maria Beatriz Cruz (Presidente)
José, Beatriz Kara
Petrella, Guilherme Moreira
Título em português
Às margens do Elevado: a produção do espaço no Minhocão entre o virtual e o concreto
Palavras-chave em português
Capitalização
Disputa pela produção do espaço
Planejamento urbano
Produção imobiliária
Renovação urbana
Resumo em português
O objetivo principal desta dissertação é analisar o imbricamento entre anúncios de projetos realizados pelo poder público e processos de transformação do espaço em áreas centrais da metrópole, com base no estudo de caso do Minhocão. São analisados como espaços antes ditos "degradados" ou "desvalorizados" são transformados em "fronteiras de expansão da lucratividade" (Smith, 2007) ou "fronteiras infernais da renovação urbana" (Petrella, 2017). A hipótese levantada é que as leis, planos e projetos públicos para o Minhocão mais do que intervir efetivamente no espaço, impulsionam a renovação urbana por meio da produção de uma imagem (virtual) que é apropriada pelos agentes privados que transformam o espaço de forma anárquica. O projeto público se efetiva, portanto, na forma de um consenso a favor da transformação do espaço, que contribui para a (re)mercantilização da propriedade às margens da estrutura, alavancando a formação de capital fictício em um momento de deslocamento do regime de acumulação fordista para o de acumulação patrimonial (Lencioni, 2015). Em síntese no trabalho discutimos por um lado os projetos anunciados pelo poder público, horizonte de desejos institucionalizados, e a formação de uma rede de agentes que pautam a transformação desta estrutura na esfera pública. Por outro lado, a produção concreta do espaço: o perfil dos novos negócios imobiliários, como eles gradualmente transformam o espaço e as disputas que se travam neste contexto, de modo a iluminar como as injustiças sociais são reproduzidas por meio da atividade imobiliária. A dissertação se divide em três capítulos: o primeiro que trata das determinações históricas do objeto de estudo, o segundo que trata da construção de uma imagem virtual e por último o terceiro que trata da produção concreta do espaço nesta região.
Título em inglês
On the margins of the Elevated: the production of space in Minhocão between the virtual and the concrete.
Palavras-chave em inglês
Dispute over space production
Real estate
Rent ground capitalization
Urban planning
Urban renovation
Resumo em inglês
The main objective of this work is to analyse the relation between public projects announcements and concrete space transformations in central areas of the metropolis, based on Minhocão's case study. We essay how spaces so called "degradated" or "undervalued" arise as " urban frontier / frontier of profitability" (Smith, 2007) or as "the infernal frontier of urban renewal" (Petrella, 2017). The hypothesis is that laws, plans and projects for Minhocão, instead of actually intervene in the space, shift the urban renewal by producing a virtual image that is appropriated by private agents that anarchically transform the space. The public projects are realized in the form of a consensus for the space transformation. This process contributes for a (re)commodification of the land in its surrounding properties and the shifting of fictional capital, in a moment of displacement from the fordist accumulation regime to a patrimony accumulation regime (Lencioni, 2015). In synthesis, we discuss on one hand the public interventions projects, institutionalized horizons of desires, and the constitution of a pool of agents that guide the transformation of the structure in the public sphere. On the other hand, the concrete production of the space: the profile of the new real estate business, how they gradually transforms the surrounding space and the disputes that emerges in this context, aiming to illuminate the reproduction of social injustices. This dissertation is divided in three chapters: the first, about historical determination of the object of study; the second, about the construction of its virtual image and the last one, about the concrete space production in this region.
 
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Data de Publicação
2021-06-08
 
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