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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2021.tde-24112021-122705
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Ligia de Carvalho Magalhaes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Rufino, Maria Beatriz Cruz (Presidente)
Klink, Jeroen Johannes
Massonetto, Luís Fernando
Título en portugués
Financeirização da infraestrutura: as grandes empreiteiras nacionais e o metrô de São Paulo em transformação
Palabras clave en portugués
Financeirização da infraestrutura
Grandes empreiteiras
Infraestrutura metroviária
Produção do espaço
Resumen en portugués
Esta dissertação trata das transformações decorrentes da financeirização das infraestruturas, por meio da análise da sofisticação na forma como elas passam a ser construídas, exploradas e financiadas a partir do contexto de reestruturação capitalista e avanço de políticas e instrumentos neoliberais. Utilizando o conceito de formas de produção como instrumento metodológico para a análise que perpassa os níveis imediato, global e total, a dissertação propõe a articulação entre debate teórico e pesquisa empírica para compreensão das novas relações sociais de produção que se estabelecem e dos agentes econômicos hegemônicos que se transformam no contexto do capitalismo patrimonial, quando a captura de rendas se torna central e as infraestruturas se transformam em engrenagens de acumulação fictícia. Nesse contexto, as Parcerias Público-Privadas emergem como instrumento do amplo processo de privatizações em curso desde os anos 1990 no Brasil, o que é revelado por meio do estudo de caso da infraestrutura metroviária de São Paulo. Trabalhamos com a hipótese de que a Linha 4 Amarela já se pauta pela lógica financeira e neoliberal, consolidando em seu planejamento, construção, exploração e financiamento práticas que revelam o avanço do processo de financeirização das infraestruturas conduzidas pelos agentes hegemônicos atuantes em sua provisão. Dentre esses agentes, destacamos os grupos econômicos das grandes empreiteiras nacionais, presentes na forma de produção por empreitada das três primeiras linhas do metrô e que se mantém na nova modelagem conformada para a Linha 4, passando a atuar tanto nas obras quanto na exploração privada dos serviços de transporte de passageiros, por meio da concessionária CCR.
Título en inglés
Infrastructure financialization: the major national contractors and the São Paulo metro in transformation
Palabras clave en inglés
Infrastructure financialization
Large contractors
Metro infrastructure
Production of space
Resumen en inglés
This study deals with the transformations resulting from the infrastructure financialization, analyzing the sophistication in the manner they are built, explored, and financed in the context of capitalist restructuring and the advancement of neoliberal policies and instruments. Using the forms of production concept as methodological tool for the analysis that runs through the immediate, global and total levels, the dissertation proposes the articulation between theoretical debate and empirical research to understand the new social relations of production that are established and the economics hegemonic agents that are transformed in the context of patrimonial capitalism, when the capture of rents becomes central and the infrastructures are transformed into gears of fictitious accumulation. In this context, Public-Private Partnership emerges as an instrument of the broad privatization process underway since the 1990s in Brazil, which is revealed through the case study of São Paulo's metro infrastructure. We work with the hypothesis that Line 4 Yellow is already guided by the financial and neoliberal logic, consolidating in its planning, construction, exploration and financing practices, revealing the progress of the infrastructures financialization process conducted by the hegemonic agents active in its provision. Among the agents, we highlight the economic groups of the great national contractors, present in the form of production by works contract of the first three metro lines and which remains in the new modeling conformed to Line 4, where they act both in the construction works and in the private exploration of the passenger transport services, through the CCR concessionaire.
 
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Fecha de Publicación
2022-02-02
 
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