• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11122023-093116
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Luiza Tuche Perciano Belo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Bonduki, Nabil Georges (Presidente)
Pereira, Gabriela Leandro
Tavares, Rossana Brandão
Título en portugués
Por dentre os becos da memória do Rio de Janeiro: uma estória da remoção da favela da Praia do Pinto
Palabras clave en portugués
Especulação fabulativa
Feminismo
Planejamento descolonial
Remoções
Rio de Janeiro
Resumen en portugués
Este trabalho se debruça sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, em especial sobre os acontecimentos dos anos 1960, com o objetivo de debater o fenômeno das remoções a partir de uma perspectiva descolonial e de gênero. Conta-se com um corpus heterogêneo, na prática de tecer uma narrativa cujo principal exercício é elucidar tensões que, embora historicamente constituídas, permanecem operantes até os dias de hoje. Entende-se que as remoções constituem uma pegada histórica na organização e reestruturação das cidades brasileiras. Sugere-se que tal prática, que se repete e atualiza em uma miríade de cidades do globo, vem atuando como instrumento de um urbanismo colonizado e, ao mesmo tempo, colonizante do espaço urbano brasileiro. A partir do arcabouço conceitual do feminismo descolonial a pesquisa analisa como concepções hegemônicas de saber, poder e ser se articularam e materializaram i) na constituição do saber urbanístico brasileiro; ii) na organização formal do território carioca; iii) nas formas possíveis de se reproduzir a história da cidade. Intenta-se manufaturar uma dissertação cuja forma seja compreendida como parte imprescindível do conteúdo, entendendo que enquanto a forma teria o poder de reproduzir hierarquias opressoras e excludentes, esta também poderia representar possibilidades de aberturas, ou até mesmo rupturas na produção de conhecimento acadêmico. Adota-se a ficção como método, aposta que vem sendo muito explorada por feministas descoloniais, a fim de criar uma narrativa sobre as remoções no Rio de Janeiro que abarque a interdisciplinaridade, a multiescalaridade e múltiplas formas de periodização da vida-memória.
Título en inglés
In between the 'becos da memória' of Rio de Janeiro: a story of the eviction of the Praia do Pinto favela
Palabras clave en inglés
Decolonial planning
Feminism
Forced evictions
Rio de Janeiro
Speculative fabulation
Resumen en inglés
This work focuses on the history of the city of Rio de Janeiro, especially in the events of the 1960s, with the objective of debating the phenomenon of forced evictions from a decolonial and gender-oriented perspective. There is a heterogeneous corpus, in the practice of weaving a narrative whose main exercise is to elucidate tensions that, although historically constituted, remain operative to this day. It is understood that forced evictions constitute a historical footprint in the organization and restruction of Brazilian cities. It is suggested that this practice, which is repeated and updated in a myriad of cities around the globe, has been acting as an instrument of colonized urbanism and, at the same time, colonizing the Brazilian urban space. From the conceptual framework of decolonial feminism, the research analyzes how hegemonic conceptions of knowledge, power and being were articulated and materialized i) in the constitution of Brazilian urban knowledge; ii) in the formal organization of the Carioca territory; iii) in the possible ways of reproducing the history of the city. It is intended to manufacture a work where its form is understood as an essential part of its content, understanding that while form could have the power to reproduce oppressive and excluding hierarchies, it could also represent possibilities of openings, or even ruptures in the production of academic knowledge. Fiction is adopted as a method, a bet that has been much explored by decolonial feminists, in order to create a narrative about forced evictions in Rio de Janeiro that encompasses interdisciplinarity, multiscalarity and multiple forms of periodization of life-memory.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.