• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-31032021-172217
Document
Auteur
Nom complet
Mayra Simone dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Faggin, Carlos Augusto Mattei (Président)
Gallo, Haroldo
Rolim, Mariana de Souza
Spadoni, Francisco
Tavares, Monica Baptista Sampaio
Titre en portugais
Arquitetura pela arte
Mots-clés en portugais
Arte
Estética
Teoria da arquitetura
Resumé en portugais
O olhar para a arte nos inquieta e nos transforma, revelando-se na medida em que nos posicionamos criticamente frente àquilo que vemos. A arquitetura também tem a capacidade de produzir um efeito transformador ao se relacionar com o indivíduo, manifestando, por consequência, seu papel cultural e social. A aproximação dos dois campos de conhecimento foi tratada por teóricos e críticos, tanto da arquitetura quanto da arte, como a possibilidade de estabelecer um diálogo entre as práticas. É o que propomos nesta tese. A partir da leitura da arte, estabelecer sua proximidade com a arquitetura, como possibilidade de refletir as condições existentes que escapam à visão do campo arquitetônico. Dentre as múltiplas dinâmicas culturais que aproximam os dois campos, o trabalho propõe o estudo de três temas, com a finalidade de identificar questões permanentes da arquitetura, que estejam refletidas no campo da arte: o caminho como deslocamento, o abrigo como questão original e a ruína como memória construída. Estas três categorias gerariam um percurso natural à arquitetura que conecta pensamento, desenho, construção e desaparecimento, reconhecendo-os como fatos essenciais à sua existência. Para tanto, propõem-se estudos de caso na arte, passando por obras de Richard Long, Bruce Nauman e Ay?e Erkmen na discussão sobre os Caminhos; Dan Graham, Jorge Pardo e Hector Zamora, para o Abrigo; e Gordon Matta-Clark, Rebecca Horn e Rachel Whiteread para a Ruína. Como hipótese o trabalho busca, por meio da leitura de obras de arte, discutir a sobrevivência de algumas questões essenciais da arquitetura que possam ter validade no debate contemporâneo, tentando encontrar no procedimento artístico problemas caros à arquitetura, que tenham sobrevivido à descrença das certezas das utopias modernas e ao conservadorismo das linguagens pós-modernas.
Titre en anglais
Architecture through art
Mots-clés en anglais
Aesthetics
Architecture theory
Art
Resumé en anglais
The look at art disturbs us and transforms us, revealing itself as we critically position ourselves facing what we see. Architecture also can produce a transforming effect when relating to the individual, thereby manifesting its cultural and social role. The approximation of the two knowledge fields was treated by theorists and critics, both in architecture and art, as the possibility of establishing dialogue. From the reading of art, the subject proposed in this thesis determines its proximity to architecture, as a possibility to reflect the existing conditions that escape the vision of the architectural field. Among the many cultural dynamics that bring the two fields together, the work proposes the study of three themes, to identify permanent questions of architecture, which reflect in the art: the path as displacement, the shelter as the original issue, and ruin as a built memory. These three categories would generate a natural way in architecture that connects thought, design, construction, and disappearance, recognizing them as essential facts to its existence. Therefore, case studies in the art are proposed, including works by Richard Long, Bruce Nauman, and Ay?e Erkmen in the discussion on the Paths; Dan Graham, Jorge Pardo, and Hector Zamora, for Shelter; and Gordon Matta-Clark, Rebecca Horn and Rachel Whiteread for Ruin. As a hypothesis, the work discusses the survival of some essential questions of architecture in the contemporary debate, through reading works of art. It tries to find in the artistic procedure problems dear to architecture that have survived the disbelief of certainties of modern utopias and the conservatism of postmodern languages.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.