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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-27042021-101119
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Pollastrini Murolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Helena Aparecida Ayoub (Presidente)
Hereñú, Pablo Emilio Robert
Pereira, Raul Isidoro
Título em português
Entre o passar e o estar: o redesenho  da rua como lugar de permanência e convívio na cidade de São Paulo 
Palavras-chave em português
Bolsões residenciais
Desenho urbano
Padrões de urbanização
Projeto
Rua
Ruas de pedestres
Resumo em português
O presente trabalho é uma investigação sobre o projeto da rua enquanto lugar de permanência e convívio na cidade de São Paulo. São analisados projetos realizados pelo poder público municipal que visaram a priorização do pedestre e a utilização múltipla da rua, escolhidos três como estudos de caso: as Ruas de Pedestres (EMURB, 1975), os Padrões de Urbanização (SEMPLA, 1982) e os Bolsões Residenciais (EMURB, 1989). Analisar respostas projetuais propostas pela municipalidade tem como motivação principal esmiuçar o pensamento, a cultura e uma prática arquitetônica e urbanística local, carregada de diversos desafios inerentes à sua realização na cidade. Assim, busca-se trazer à luz a luta pela transformação de nossa paisagem urbana, radicalmente marcada por estruturas destinadas ao automóvel, em sua trajetória para uma que seja voltada ao pedestre. Da mesma forma, pauta-se pela necessidade de estudar alternativas já pensadas para a realidade urbana brasileira, tendo em vista as diversas contribuições de países desenvolvidos que têm sido sistematicamente adotadas sem maiores considerações. Pretende-se evidenciar as estratégias projetuais desenvolvidas no âmbito desses estudos de caso, marcadamente sistêmicas, uma vez que não se destinam a um lugar específico, mas a uma situação urbana específica, determinada pela observação cuidadosa da cidade existente. Assim, utilizase o conceito de respostas-tipo. Vislumbra-se, acerca desta estratégia de projeto, ampla possibilidade de aplicação à atualidade, principalmente como suporte ao processo participativo de (re) construção do espaço urbano, como uma forma de direito à cidade. Propõe-se, assim, uma reflexão sobre o desenho da cidade brasileira, considerando seu mais abundante tipo de espaço livre público: a rua.
Título em inglês
Between passing and being: the redesign of the street as a place of permanence and conviviality in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Bolsões residenciais
Padrões de urbanização
Project
Ruas de pedestres
Street
Urban design
Resumo em inglês
The present work is an investigation on street design as a place of gathering in the city of São Paulo. It analyses projects developed by the municipality that have endured the approach on pedestrian prioritization and the multiple uses of the street, three of which are chosen as case studies: Ruas de Pedestres (EMURB, 1975), Padrões de Urbanização (SEMPLA, 1982) and Bolsões Residenciais (EMURB, 1989). The analysis of design answers developed by the municipality has as its main purpose to enquiry the culture and the thought over an architectural and urbanistic local practice that carries out the inherent challenges brought by the process of its implementation in the city. Thus, we seek to bring to light the struggle for the transformation of our urban landscape, radically marked by the presence of structures created to support the presence of the automobile, in its transformation to another thar turns its focus to the pedestrian. Similarly, it is based on the need to study alternatives previously imagined for the Brazilian urban reality, given that several foreign contributions of developed countries have been systematically adopted without further considerations. It is intended to highlight the design strategies developed in these case studies, markedly systematic, once they aren't made for a specific place, but to a specific urban situation, determined by the careful observation of the existing city. Therefore, utilizes a standard-project-answers concept. It is possible to see, regarding this project strategy, a wide possibility of its applicability to the present, mainly as support to the population participatory process on the (re) construction of urban space, as a form of right to the city. It is proposed, therefore, a reflection over the design of the Brazilian city, considering its most abundant type of open public space: the street.
 
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Data de Publicação
2021-06-07
 
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