• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-27032023-170524
Document
Auteur
Nom complet
Karlos Feliphe da Vitoria Rupf
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Spadoni, Francisco (Président)
Braga, Milton Liebentritt de Almeida
Campos, Martha Machado
Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
Souza, Carlos Leite de
Titre en portugais
Projeto de arquitetura de sistemas de hidrovias regionais e urbanas fluviais e marítimas: estudos para as bacias do Rio Santa Maria da Vitória e Rio Doce
Mots-clés en portugais
Hidrovias
Infraestrutura urbana
Portos
Projeto de arquitetura
Redes de cidades
Resumé en portugais
A presente pesquisa relaciona a temática das águas com as cidades, tendo como abordagem o projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas e regionais fluviais e marítimas se aproximando com as questões de usos múltiplos das águas e aproveitamento integral das bacias hidrográficas. O objeto de estudo são as bacias hidrográficas do Estado do Espírito Santo com recortes territoriais nas bacias hidrográficas do Rio Santa Maria da Vitória e do Rio Doce. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que as hidrovias seriam os eixos de desenvolvimento regional e urbano que estruturariam as redes de cidades-porto fluviais e marítimas, organizadas pelas bacias hidrográficas. Desse modo, a hipótese principal é a de utilização dos recursos hídricos naturais como potenciais elementos de estruturação das cidades. As hipóteses secundárias são as de que as bacias hidrográficas seriam as unidades territoriais estruturadoras do desenvolvimento sustentável urbano e regional; as hidrovias seriam os principais eixos estruturadores das bacias hidrográficas; e os portos seriam os polos estruturadores das hidrovias que conformariam uma rede de cidades-porto fluviais e marítimas. As principais referências conceituais do projeto são o Projeto da Cidade-canal Billings-Taiaçupeba (DELIJAICOV, 2005) e o Projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo (DELIJAICOV, 2011). São referências complementares no capítulo 3: o Projeto de Melhoramentos para Vitória, de Francisco Saturnino de Brito, 1896 (BRITO, 1943); e o Projeto da Baía de Vitória, de Paulo Mendes da Rocha, 1993 (ROCHA, 2006 e 2012). E no capítulo 4, o Projeto para o Sistema de Navegação do Rio Tennessee, 1933 (TVA, 1964). A metodologia adotada leva em consideração o projeto de arquitetura como método de pesquisa. O trabalho se desenvolveu por meio da interação entre a pesquisa e diferentes aproximações de escala de projeto. Os resultados obtidos são um conjunto de estudos de projeto de arquitetura demonstrados na tese: a Hidrovia do Baixo Rio Santa Maria da Vitória, para uma bacia hidrográfica estadual; o Hidroanel Metropolitano de Vitória, para a Baía de Vitória; e a Hidrovia do Médio e Baixo Rio Doce, para uma bacia de rio de domínio da União.
Titre en anglais
Architectural project of regional and urban fluvial and maritime waterways systems: studies for the Santa Maria da Vitória and Doce river basins.
Mots-clés en anglais
Architectural project
City networks
Ports
Urban infrastructure
Waterways
Resumé en anglais
This research connects the themes of water and cities. By using the architectural project of urban and regional river and maritime infrastructures approaches, it considers the issues of multiple uses of water and the full use of hydrographic basins. The object of this study are water basins of the State of Espírito Santo with territorial cuts in the basins of Santa Maria da Vitória and Doce rivers. The main objective of the research is to demonstrate that the waterways could be the axis of regional and urban development. This axis would structure the networks of river and maritime port cities, that are organized by hydrographic basins. Thus, the main hypothesis is the use of natural water resources as a potential structuring element of cities. The secondary hypotheses are the hydrographic basins as territorial units structuring urban and regional sustainable development; waterways as the main structuring axes of hydrographic basins; and ports as the structuring poles of the waterways that would form a network of river and marine port cities. The main conceptual references of the project are the Billings-Taiaçupeba Canal-City Project (DELIJAICOV, 2005) and the Metropolitan Waterway Ring of São Paulo Project (DELIJAICOV, 2011). Complementary references in chapter 3 are: the Project for Improvements for Vitória, by Francisco Saturnino de Brito, 1896 (BRITO, 1943); and the Vitória Bay Project, by Paulo Mendes da Rocha, 1993 (ROCHA, 2006 and 2012). And in chapter 4, the Project for the Tennessee River Navigation System, 1933 (TVA, 1964). This research relies on architectural project as a research method. This thesis was developed through the interaction between research and different approaches to project scale. The results are a set of architectural project studies: the Lower Rio Santa Maria da Vitória Waterway, for a state hydrographic basin; the Metropolitan Waterway Ring of Vitória, for Vitória Bay; and the Middle and Lower Rio Doce Waterway, for a river basin owned by the Union.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-04-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.