• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-27032021-011709
Documento
Autor
Nome completo
Nathalia Valença Duran
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Bogéa, Marta Vieira (Presidente)
Lopes, Elisabeth Silva
Otondo, Catherine
Título em português
João Mendes Ribeiro:intersecções entre arquitetura e cenografia
Palavras-chave em português
Arquitetura contemporânea portuguesa
Cenografia
Interdisciplinaridade
João Mendes Ribeiro
Resumo em português
Esta pesquisa tem como tema o estudo do conjunto de obras do arquiteto português João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960), a partir da noção de interdisciplinaridade e das relações entre arquitetura e cenografia, buscando reconhecer traços que persistem nos dois modos de atuação, ou seja, a intersecção dessas disciplinas e suas possíveis correspon -dências. A questão central do trabalho é compreender a repercussão da ação arquitetônica nas obras cenográficas e a influência do raciocínio empregado na cenografia sobre a materialidade do projeto de arquitetura. A pesquisa busca reconhecer os recursos teóricos, metodológicos e técnicos que possibilitaram a relação e influências recíprocas entre esses dois campos - arquitetura e cenografia. Nesse sentido, o trabalho se atém a cinco obras, dentre a vasta produção do arquiteto, nas quais elementos arquitetônicos e cenográficos se aproximam no modo de reconfigurar o espaço: cenografia da peça Uma visitação (1995, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra), Centro de Artes Visuais (1997-2003, Coimbra), cenografia da peça Vermelhos, Negros e Ignorantes (1998, Teatro Nacional São João, Porto), Centro de Arte Contemporânea Arquipélago (2007-2015, Ribeira Grande, Portugal) e a remodelação do sotão Dias da Silva (2013-2017, Coimbra). A pesquisa se desenvolve com base na análise desses projetos e no conjunto de autores críticos de suas obras, como José Manuel das Neves (2016), Manuel Graça Dias e Susana Ventura (2003) e Désirée Pedro (2011). Estrutura-se também a partir do doutorado do próprio arquiteto (2008) e na literatura que aborda os conceitos de interdisciplinaridade (ARANHA, OLIVEIRA in SILVA, 2010), e cenográficos, segundo autores como Howard (2015) e Pavis (1999).
Título em inglês
João Mendes Ribeiro: intersections between architecture and scenography
Palavras-chave em inglês
Interdisciplinarity
João Mendes Ribeiro
Portuguese contemporary architecture
Scenography
Resumo em inglês
The study of the set of works by the Portuguese architect João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960) is the central theme of this research. It is based on the notion of interdisciplinarity and the connection between architecture and scenography, seeking to recognize the intersection of these concepts and their possible correspondences. The main aim of this work is to understand the repercussion of the architectural action in the scenographic works and the influence of the reasoning used in the scenography on the materiality of the architectural project. The research seeks to recognize the theoretical, methodological and technical resources that made possible the relationship and reciprocal influences between these two fields - architecture and scenography. It sticks to five works, among the vast production of the architect, in which architectural and scenographic elements come together in the way of reconfiguring the space: scenography of the play Uma visitação (1995, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra), Visual Arts Center (1997 -2003, Coimbra), scenography of the play Vermelhos, Negros e Ignorantes (1998, Teatro Nacional São João, Porto), Arquipélago Contemporary Art Center (2007-2015, Ribeira Grande, Portugal) and the remodeling of the Dias da Silva loft (2013 -2017, Coimbra). The research is developed based on the analysis of these projects and on the set of critical authors of their works, such as José Manuel das Neves (2016), Manuel Graça Dias and Susana Ventura (2003) and Désirée Pedro (2011). It is also structurally based on the architect's own doctorate (2008) and in the literature that addresses the concepts of interdisciplinarity (ARANHA, OLIVEIRA in SILVA, 2010), and scenographic, according to authors such as Howard (2015) and Pavis (1999).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-04-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.