• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-27032021-011709
Document
Auteur
Nom complet
Nathalia Valença Duran
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Bogéa, Marta Vieira (Président)
Lopes, Elisabeth Silva
Otondo, Catherine
Titre en portugais
João Mendes Ribeiro:intersecções entre arquitetura e cenografia
Mots-clés en portugais
Arquitetura contemporânea portuguesa
Cenografia
Interdisciplinaridade
João Mendes Ribeiro
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como tema o estudo do conjunto de obras do arquiteto português João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960), a partir da noção de interdisciplinaridade e das relações entre arquitetura e cenografia, buscando reconhecer traços que persistem nos dois modos de atuação, ou seja, a intersecção dessas disciplinas e suas possíveis correspon -dências. A questão central do trabalho é compreender a repercussão da ação arquitetônica nas obras cenográficas e a influência do raciocínio empregado na cenografia sobre a materialidade do projeto de arquitetura. A pesquisa busca reconhecer os recursos teóricos, metodológicos e técnicos que possibilitaram a relação e influências recíprocas entre esses dois campos - arquitetura e cenografia. Nesse sentido, o trabalho se atém a cinco obras, dentre a vasta produção do arquiteto, nas quais elementos arquitetônicos e cenográficos se aproximam no modo de reconfigurar o espaço: cenografia da peça Uma visitação (1995, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra), Centro de Artes Visuais (1997-2003, Coimbra), cenografia da peça Vermelhos, Negros e Ignorantes (1998, Teatro Nacional São João, Porto), Centro de Arte Contemporânea Arquipélago (2007-2015, Ribeira Grande, Portugal) e a remodelação do sotão Dias da Silva (2013-2017, Coimbra). A pesquisa se desenvolve com base na análise desses projetos e no conjunto de autores críticos de suas obras, como José Manuel das Neves (2016), Manuel Graça Dias e Susana Ventura (2003) e Désirée Pedro (2011). Estrutura-se também a partir do doutorado do próprio arquiteto (2008) e na literatura que aborda os conceitos de interdisciplinaridade (ARANHA, OLIVEIRA in SILVA, 2010), e cenográficos, segundo autores como Howard (2015) e Pavis (1999).
Titre en anglais
João Mendes Ribeiro: intersections between architecture and scenography
Mots-clés en anglais
Interdisciplinarity
João Mendes Ribeiro
Portuguese contemporary architecture
Scenography
Resumé en anglais
The study of the set of works by the Portuguese architect João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960) is the central theme of this research. It is based on the notion of interdisciplinarity and the connection between architecture and scenography, seeking to recognize the intersection of these concepts and their possible correspondences. The main aim of this work is to understand the repercussion of the architectural action in the scenographic works and the influence of the reasoning used in the scenography on the materiality of the architectural project. The research seeks to recognize the theoretical, methodological and technical resources that made possible the relationship and reciprocal influences between these two fields - architecture and scenography. It sticks to five works, among the vast production of the architect, in which architectural and scenographic elements come together in the way of reconfiguring the space: scenography of the play Uma visitação (1995, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra), Visual Arts Center (1997 -2003, Coimbra), scenography of the play Vermelhos, Negros e Ignorantes (1998, Teatro Nacional São João, Porto), Arquipélago Contemporary Art Center (2007-2015, Ribeira Grande, Portugal) and the remodeling of the Dias da Silva loft (2013 -2017, Coimbra). The research is developed based on the analysis of these projects and on the set of critical authors of their works, such as José Manuel das Neves (2016), Manuel Graça Dias and Susana Ventura (2003) and Désirée Pedro (2011). It is also structurally based on the architect's own doctorate (2008) and in the literature that addresses the concepts of interdisciplinarity (ARANHA, OLIVEIRA in SILVA, 2010), and scenographic, according to authors such as Howard (2015) and Pavis (1999).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.