• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-27032021-011709
Documento
Autor
Nombre completo
Nathalia Valença Duran
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Bogéa, Marta Vieira (Presidente)
Lopes, Elisabeth Silva
Otondo, Catherine
Título en portugués
João Mendes Ribeiro:intersecções entre arquitetura e cenografia
Palabras clave en portugués
Arquitetura contemporânea portuguesa
Cenografia
Interdisciplinaridade
João Mendes Ribeiro
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como tema o estudo do conjunto de obras do arquiteto português João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960), a partir da noção de interdisciplinaridade e das relações entre arquitetura e cenografia, buscando reconhecer traços que persistem nos dois modos de atuação, ou seja, a intersecção dessas disciplinas e suas possíveis correspon -dências. A questão central do trabalho é compreender a repercussão da ação arquitetônica nas obras cenográficas e a influência do raciocínio empregado na cenografia sobre a materialidade do projeto de arquitetura. A pesquisa busca reconhecer os recursos teóricos, metodológicos e técnicos que possibilitaram a relação e influências recíprocas entre esses dois campos - arquitetura e cenografia. Nesse sentido, o trabalho se atém a cinco obras, dentre a vasta produção do arquiteto, nas quais elementos arquitetônicos e cenográficos se aproximam no modo de reconfigurar o espaço: cenografia da peça Uma visitação (1995, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra), Centro de Artes Visuais (1997-2003, Coimbra), cenografia da peça Vermelhos, Negros e Ignorantes (1998, Teatro Nacional São João, Porto), Centro de Arte Contemporânea Arquipélago (2007-2015, Ribeira Grande, Portugal) e a remodelação do sotão Dias da Silva (2013-2017, Coimbra). A pesquisa se desenvolve com base na análise desses projetos e no conjunto de autores críticos de suas obras, como José Manuel das Neves (2016), Manuel Graça Dias e Susana Ventura (2003) e Désirée Pedro (2011). Estrutura-se também a partir do doutorado do próprio arquiteto (2008) e na literatura que aborda os conceitos de interdisciplinaridade (ARANHA, OLIVEIRA in SILVA, 2010), e cenográficos, segundo autores como Howard (2015) e Pavis (1999).
Título en inglés
João Mendes Ribeiro: intersections between architecture and scenography
Palabras clave en inglés
Interdisciplinarity
João Mendes Ribeiro
Portuguese contemporary architecture
Scenography
Resumen en inglés
The study of the set of works by the Portuguese architect João Mendes Ribeiro (Coimbra, 1960) is the central theme of this research. It is based on the notion of interdisciplinarity and the connection between architecture and scenography, seeking to recognize the intersection of these concepts and their possible correspondences. The main aim of this work is to understand the repercussion of the architectural action in the scenographic works and the influence of the reasoning used in the scenography on the materiality of the architectural project. The research seeks to recognize the theoretical, methodological and technical resources that made possible the relationship and reciprocal influences between these two fields - architecture and scenography. It sticks to five works, among the vast production of the architect, in which architectural and scenographic elements come together in the way of reconfiguring the space: scenography of the play Uma visitação (1995, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra), Visual Arts Center (1997 -2003, Coimbra), scenography of the play Vermelhos, Negros e Ignorantes (1998, Teatro Nacional São João, Porto), Arquipélago Contemporary Art Center (2007-2015, Ribeira Grande, Portugal) and the remodeling of the Dias da Silva loft (2013 -2017, Coimbra). The research is developed based on the analysis of these projects and on the set of critical authors of their works, such as José Manuel das Neves (2016), Manuel Graça Dias and Susana Ventura (2003) and Désirée Pedro (2011). It is also structurally based on the architect's own doctorate (2008) and in the literature that addresses the concepts of interdisciplinarity (ARANHA, OLIVEIRA in SILVA, 2010), and scenographic, according to authors such as Howard (2015) and Pavis (1999).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.