• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2008.tde-18102022-101934
Documento
Autor
Nome completo
João Virmond Suplicy Neto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Gilioli, Ubyrajara Gonsalves (Presidente)
Magalhães Junior, José
Oba, Leonardo Tossiaki
Katinsky, Julio Roberto
Machado, Lucio Gomes
Título em português
As casas de Oscar Niemeyer: a experiência da casa enquanto processo gerador da obra pública - técnica e criação sobre precedentes
Palavras-chave em português
A precedência na criação
Casas (arquitetura)
Forma e função
Lógica e liberdade formal
O trânsito entre o privado e o público
Oscar Niemeyer (1907-1912)
Resumo em português
Esta tese trata de um breve ensaio, que visa refletir possibilidades de interconexões projetuais, no processo metodológico adotado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, aqui voltadas às associações possíveis entre seus projetos de casas e seus projetos para obras de uso público. Ao adotar um recorte analítico em meio à vasta produção de sua obra, considera-se como fato o paradigma da precedência de repertório em obras que envolvam criação, as quais, se estudadas a partir da compreensão desta lógica, permitem ligação analítica à origem do novo. Para se entender o processo criativo de Niemeyer, é necessário entender o início do pensamento moderno que, instituído em âmbito mundial no começo do século XX, trouxe uma nova maneira de se pensar as cidades e o espaço construido. A partir da reformulação radical dos postulados e da criação de parâmetros adequados a uma nova arquitetura, a ideologia moderna apresentou uma nova epistemologia para o processo do projeto, passou a considerar como constituintes a objetividade construtiva, com base em novas tecnologias; a máxima otimização do espaço construido, a partir de um pragmatismo funcional e boa ocupação ergonômica; a autenticidade formal, desvinculada de alusões explícitas de cunho historicista e, a inserção adequada do edifício no contexto urbano. O conhecimento de arquitetura moderna, absorvido na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e a iniciação profissional junto ao mestre Lúcio Costa prepararam Oscar Niemeyer para, em 1936, iniciar um profícuo relacionamento com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, principal fonte do pensamento moderno da nova arquitetura, de quem, pela convivência prática recebe ensinamentos metodológicos fundamentais ao seu trabalho. A absorção das diretrizes corbusianas possibilitou a Niemeyer a incorporação da nova lógica do projeto que, por se pautar em diretrizes tipológicas de método aberto à apropriação e não ao modelo fechado, abre frente à suas perspicácia intuitiva e propõe a incursão de sua liberdade criativa, o que lhe possibilitou ao longo da carreira uma produtiva linha evolutiva, seguidamente acompanhada de surpresa projetual. O conhecimento de cânones e a fértil imaginação manipulada pela percepção espacial, acompanhada da poética do talento, possibilitam a Niemeyer conceber obras que da surpresa pelo inesperado se tornam ícones no campo da significação urbana. A escolha do tema desta pesquisa, voltada para as Casas de Oscar Niemeyer e direcionada à experiência destas, enquanto processo gerador da obra pública, parte do pressuposto de que há sempre uma precedência no processo criativo. A existência de uma dialética entre o público e o privado permite, por meio de alguns estudos de caso, traçar relações tipológicas e considerar um repertório de gênese comum, flexibilizado em diferentes projetos e que, aparentados de origem e diversos de uso, têm a ciração percebida por meio de uma relação de influências que pode transitar entre obras de caráter privado, residenciais e destas com outras de caráter público e com isso, comprovar a eficácia de seu método projetual, ao ponto de utilizar a mesma solução em diferentes temas.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
A precedence in creating
Form and function
Houses (architecture)
Logical and formal freedom
Oscar Niemeyer (1907-1912)
The house and the public work
Resumo em inglês
This thesis is a brief essay which aims to reflect possibilities of projectual interconnections, in the methodological process adopted by the architect Oscar Niemeyer, here aimed at possible links between his projects of houses and public works. By adopting an anlytical cutting in the midst of the vast production of his work, is considered as fact, the paradigm of precedence of repertoire in works involving creation, which, if studied from logical concernings, allows analystical connection to the origin of the new. To understand the creative Niemeyer's process, is necessary to understand the beginning of modern thought, which instituted to the world at the beginning ot the twentieth century, has brought a new way of thinking the cities and built spaces. From the radical rethink of the postulates and the creation of appropriate parameters to a new architecture, a modern ideology directed a new epistemology in the process of the project, considering constituents as: the objectivity constructively on the basis of new technologies, the maximum optimization of built from a functional pragmatism and good ergonomic occupation, the formal authenticity, unlinked from explicit references of historicism, and proper insertion of the building in the city. The knowledge of modern architecture, absorbed at the National School of Fine Arts in Rio de Janeiro and the professional initiation from master Lúcio Costa, prepared Oscar Niemeyer, in 1939 to begin a fruitful relationship with the franco-swiss architect Le Corbusier, the main source of thought of the new modern architecture, which from the practical coexistence, gave him methodological lessons fundamental to his work. The absorption of the corbusian guidelines allowed Niemeyer to incorporate the logic of the project, which is guided to tipological or open methods, not closed ones, forwarded his intuitive insights to propose incorporation of his creative freedom, that enabled throughout his carrer, a productive evolutionary line, then accompanied by projectual surprise. The knowledge of canons and the fertile imagination manipulated by spatial perception, accompanied by the poetics of talent, enable Niemeyer to conceive works, that from surprise by the unexpected become icons in the field of urban signs. The choice of this research theme, dedicated to the houses of Oscar Niemeyer and foccused to these experiences as process of generating public works, follows the assumption that there is always a precedence in the creative process. The existence of a dialectic between public and private, allows through case studies, mapping tipological relationships and consider a repertoire of common genesis, relaxed in different projects and related of origin and uses, has the creation perceived through a dialectic, which may be carried between residential works of private character, and work of public character, and thereby prove the flexibility of his effective projectual method through different assorted themes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-10-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.