• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-15072022-180915
Document
Auteur
Nom complet
Rômulo Oraggio Beraldi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Spadoni, Francisco (Président)
Castro, Luiz Guilherme Rivera de
Miyamoto, James Shoiti
Titre en portugais
Cidade em corte: linearidade e verticalidade no projeto urbano 
Mots-clés en portugais
Infraestrutura
Linearidade
Projeto urbano
Seção vertical
Verticalidade
Resumé en portugais
O principal objetivo desta pesquisa é o de entender o papel desempenhado por uma ferramenta de representação gráfica, o corte, no campo do projeto urbano, e sua função no esclarecimento das relações verticais presentes nas cidades. Para tanto são elencadas as demandas técnicas, sociais, espaciais e econômicas de diferentes contextos históricos, que tornaram o raciocínio da cidade através de sua seção vertical oportuno e necessário. Desta forma, foram identificados momentos-chave ao longo do desenvolvimento das disciplinas de projeto que, juntos, ilustram a crescente complexidade dos elementos que compõem as cidades em suas várias camadas. Neste sentido, destacam-se as redes de infraestruturas subterrâneas e a introdução do arranha-céu no léxico arquitetônico. A partir da incorporação do corte ao instrumental de desenho urbano, foram identificados projetos que expressam sua capacidade organizacional no que tange à morfologia das cidades, tanto em estruturas lineares como verticais, a fim de revelar como a disciplina de projeto pode ser utilizada como uma forma de construção de conhecimento e pensamento crítico.
Titre en anglais
The city through its section. linearity and verticality in urban design
Mots-clés en anglais
Infrastructure
Linearity
Urban design
Vertical section
Verticality
Resumé en anglais
The main objective of this research is to understand the role played by a graphic representation tool, the section, in the field of urban design and its role in clarifying the vertical relationships present in the cities. For this purpose, the technical, social, spatial and economic demands of different histo- rical contexts, which made the reasoning of the city through its vertical section opportune and necessary are pointed out. To accomplish these goals, key moments on the de- velopment of design disciplines were identified. Together, these moments illustrate the growing complexity of the elements that constitute cities in their various layers. In this sense, the underground infrastructure networks and the introduction of the skyscraper in the architectural lexicon stand out. Through the incorporation of the vertical section into the urban design instruments, urban projects that ex- press their organizational capacity regarding the morphology of cities, both in linear and vertical structures, were identified, and in doing so was revealed how the design discipline can be used both as a way of constructing knowledge and formulating critical thinking.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.