• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Valério Marcos Nogueira Pietraroia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Spadoni, Francisco (Presidente)
Fehr, Lucas
Braga, Milton Liebentritt de Almeida
Iwamizu, Cesar Shundi
Marques, Sergio Moacir
Título em português
Do limite à permanência do projeto
Palavras-chave em português
Arquitetura escolar
Elementos construtivos
Equipamento público
Padrão
Projeto de arquitetura
Sistema
Resumo em português
O tema desta tese são os projetos elaborados para atender contextos ou programas pouco definidos, especialmente aqueles desenvolvidos como padrão ou sistemas a serem implantados. O objetivo é identificar as estratégias e metodologias de projeto aplicadas nas obras examinadas como contribuição ao entendimento do projeto em situações pouco determinadas ou em constante evolução, como as que vivemos atualmente. A fim de entender projetos de equipamentos públicos atuais, especialmente aqueles com a missão de aprendizagem e de formação, nosso trabalho percorreu um período significativo do século XX e do início do século XXI em que as intensas transformações dos contextos físico e social imprimiram uma permanente evolução programática do tema. Foi possível observar que a permanência do projeto como meio de enfrentamento da condição social urbana está fundamentalmente baseada no conhecimento dos elementos construtivos como elementos de projeto e não na referência formal como transformadora do lugar. Ao construir um raciocínio e não uma análise das obras, nossa tese responde à hipótese colocada inicialmente. Nela, afirmamos que o projeto deve promover a permanência da arquitetura ao encontrar na realidade as condições de uma ação mais ampla entre os indivíduos. Para isso, o conhecimento acumulado pela arquitetura ganha importância na busca pela interdisciplinaridade necessária.
Título em inglês
From the limit to the permanence of the project
Palavras-chave em inglês
Architecture project
Constructive elements
Educational architecture
Public building
Standards
Systems
Resumo em inglês
It was possible to observe that the continuity of conceiving projects as a way of confronting social urban conditions relies mainly on understanding constructive elements as project elements and not on considering formal references as a transforming agent of the place. By developing a logic and not an analysis of the works, our thesis answers the hypothesis formulated initially, in wich we affirm that the project should promote the continuity of architecture by seeking in the reality conditions for broader actions among individuals. Therefore, the knowledge accumulated by architecture assumes importance in the search for the necessary interdisciplinarity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-10-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.