• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2008.tde-02032010-101237
Documento
Autor
Nombre completo
Cesar Shundi Iwamizu
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Amorim, Anália Maria Marinho de Carvalho (Presidente)
Barossi, Antonio Carlos
Franco, Fernando de Mello
Título en portugués
A estação rodoviária de Jaú e a dimensão urbana da arquitetura
Palabras clave en portugués
Arquitetura moderna
Brasil
Estações rodoviárias
Jaú (SP)
João Batista Vilanova Artigas (1915 -1985)
Resumen en portugués
Projetada pelo Arquiteto João Batista Vilanova Artigas em 1973, a Estação Rodoviária de Jaú se caracteriza por uma engenhosa solução estrutural e por uma precisa inserção no tecido urbano da cidade. Ao estudar as relações entre o edifício e a cidade, a pesquisa se estendeu ao conjunto de quinze projetos que Artigas realizou naquele município em um arco temporal de dez anos, período que marca seu crescente envolvimento em projetos de caráter urbanístico e, contraditoriamente, seu afastamento da Universidade pela Ditadura Militar. Organizado em duas leituras principais O desenho do Chão e O desenho do Teto o presente trabalho analisa outros projetos realizados por Artigas, desde o início de sua atividade profissional, com o objetivo compreender a síntese encontrada no projeto da Estação Rodoviária de Jaú.
Título en inglés
The bus terminal of Jaú and the urban dimension of architecture
Palabras clave en inglés
Brazil
Bus stations
Modern architecture
Resumen en inglés
The Bus Terminal of Jaú was designed by architect João Batista Vilanova Artigas in 1973 and it is distinctive for its ingenious structural solution and for its precise insertion into the urban fabric. Starting from the study of the relationship between the building and the city, the research has been extended to fifteen projects that Artigas has created in Jaú during the period of ten years. Interesting to note is that these years corresponded to his increased involvement with projects of urban character, despite his forced retirement from the University by the military dictatorship. Organized in two basic readings The design of the Floor and The design of the Ceiling this thesis also analyzes other projects created by Artigas since the beginning of his professional activities, in an attempt to understand the synthesis found in the project of the Bus Terminal of Jaú.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-09-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.