• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-01042021-181816
Document
Auteur
Nom complet
José Maria de Macêdo Filho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Silva, Helena Aparecida Ayoub (Président)
Carrieri Junior, Renato
Dente, Edgar Gonçalves
Matera, Sergio
Petrella, Guilherme Moreira
Titre en portugais
Projeto FAUS ensaios no campo  ampliado do ensino de arquitetura em São Paulo
Mots-clés en portugais
Arquitetura
Atelier
Baixada Santista
FAU-Santos
Ideologia
Pedagogia
Política
Resumé en portugais
Esta pesquisa apresenta como tema o ensino de arquitetura desde o processo de formação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS). O contexto é o da expansão do ensino privatizado nos anos 1970 em São Paulo que, em um movimento de migração docente dirigido pela FAU-USP, escolas existentes e escolas em formação influenciaram umas às outras, simultaneamente e em todas as direções. Objetiva-se contribuir para o debate crítico e histórico a respeito da formação do arquiteto nas universidades brasileiras e seus reflexos na discussão da prática profissional do país. Investiga os meios de comunicação do processo de produção da arquitetura, entendido como uma operação que oscila entre a lógica e a intuição, tendo a cidade como principal campo de ação do arquiteto. Para tanto, apoia-se na coleta e observação de dados relativos à atuação acadêmica e da prática profissional de estudantes, egressos e professores da FAUS, centrado na Região Metropolitana da Baixada Santista e visando o conhecimento da conjuntura em que ocorreram e das estratégias que tornaram possível a sua realização. Dessa maneira, indica que o estabelecimento de alianças ideológicas, políticas e pedagógicas entre instituições e grupos de docentes e discentes na relação ensino-aprendizagem, focado na atividade prática do projeto em atelier, possivelmente consolidou o modo paulista de pensar e fazer arquitetura.
Titre en anglais
FAUS Project, essays in the expanded field of architecture education in São Paulo.
Mots-clés en anglais
Architecture
Baixada Santista
FAU-Santos
ideology
Pedagogy
Politics
Studio
Resumé en anglais
Teaching in Architecture, from the beginning of the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS), is the core theme of this work. During the expansion of the privatized education centers along the 1970 ?s across the State of São Paulo, constant movements and migrations of teachers - from the FAU-USP and diverse educational schools that were arising on these days - caused deep influences between all the members involved, simultaneously and in all directions. This work wants to achieve the most relevant climate to develop and stimulate a reviewing and historical debate about the educational process of Architecture in Brazilian universities and the direct reflections in the practice of the discipline. The means of communication of the productive process in Architecture were understood as an operation that oscillates between logic and intuition in a main field called city where architects act. In order to reach this comprehension, this work collected and analyzed the archive of the FAUS - the production of students, graduates and teachers based on the metropolitan region of Santos - elucidating the situation and the strategies that made these interactions possible. Therefore, it states the establishment of ideological, political and pedagogical alliances between institutions and groups of teachers and students in a teaching-learning relationship based on a practical activity of architectural design located in "the atelier", an open space in FAUS. It possibly consolidated the São Paulo way of thinking and practice in architecture.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.