• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-01042021-181816
Documento
Autor
Nome completo
José Maria de Macêdo Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Helena Aparecida Ayoub (Presidente)
Carrieri Junior, Renato
Dente, Edgar Gonçalves
Matera, Sergio
Petrella, Guilherme Moreira
Título em português
Projeto FAUS ensaios no campo  ampliado do ensino de arquitetura em São Paulo
Palavras-chave em português
Arquitetura
Atelier
Baixada Santista
FAU-Santos
Ideologia
Pedagogia
Política
Resumo em português
Esta pesquisa apresenta como tema o ensino de arquitetura desde o processo de formação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS). O contexto é o da expansão do ensino privatizado nos anos 1970 em São Paulo que, em um movimento de migração docente dirigido pela FAU-USP, escolas existentes e escolas em formação influenciaram umas às outras, simultaneamente e em todas as direções. Objetiva-se contribuir para o debate crítico e histórico a respeito da formação do arquiteto nas universidades brasileiras e seus reflexos na discussão da prática profissional do país. Investiga os meios de comunicação do processo de produção da arquitetura, entendido como uma operação que oscila entre a lógica e a intuição, tendo a cidade como principal campo de ação do arquiteto. Para tanto, apoia-se na coleta e observação de dados relativos à atuação acadêmica e da prática profissional de estudantes, egressos e professores da FAUS, centrado na Região Metropolitana da Baixada Santista e visando o conhecimento da conjuntura em que ocorreram e das estratégias que tornaram possível a sua realização. Dessa maneira, indica que o estabelecimento de alianças ideológicas, políticas e pedagógicas entre instituições e grupos de docentes e discentes na relação ensino-aprendizagem, focado na atividade prática do projeto em atelier, possivelmente consolidou o modo paulista de pensar e fazer arquitetura.
Título em inglês
FAUS Project, essays in the expanded field of architecture education in São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Architecture
Baixada Santista
FAU-Santos
ideology
Pedagogy
Politics
Studio
Resumo em inglês
Teaching in Architecture, from the beginning of the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS), is the core theme of this work. During the expansion of the privatized education centers along the 1970 ?s across the State of São Paulo, constant movements and migrations of teachers - from the FAU-USP and diverse educational schools that were arising on these days - caused deep influences between all the members involved, simultaneously and in all directions. This work wants to achieve the most relevant climate to develop and stimulate a reviewing and historical debate about the educational process of Architecture in Brazilian universities and the direct reflections in the practice of the discipline. The means of communication of the productive process in Architecture were understood as an operation that oscillates between logic and intuition in a main field called city where architects act. In order to reach this comprehension, this work collected and analyzed the archive of the FAUS - the production of students, graduates and teachers based on the metropolitan region of Santos - elucidating the situation and the strategies that made these interactions possible. Therefore, it states the establishment of ideological, political and pedagogical alliances between institutions and groups of teachers and students in a teaching-learning relationship based on a practical activity of architectural design located in "the atelier", an open space in FAUS. It possibly consolidated the São Paulo way of thinking and practice in architecture.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-04-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.