• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-16012024-144323
Documento
Autor
Nome completo
Hernán Roberto Espinoza Riera
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
D'Ottaviano, Maria Camila Loffredo (Presidente)
Bassani, Jorge
Lima, Junia Maria Ferrari de
Mello, Bruno Cesar Euphrasio de
Silva, Margarete Maria de Araujo
Título em português
Os estudantes e a construção da extensão universitária latino-americana: diálogos entre Equador e Brasil
Palavras-chave em português
Assessoria técnica
Extensão transformadora
Extensão universitária
Movimento estudantil
Resumo em português
a América Latina, as universidades públicas desempenharam um papel fundamental não só na esfera educacional, mas também na estruturação dos Estados nacionais. A extensão universitária, um pilar essencial do ensino superior, é o meio pelo qual a universidade interage com a sociedade. É necessário entender a extensão universitária na América Latina à luz de uma história marcada por nuances sociais, políticas e culturais específicas de cada país. Nesse cenário, os estudantes surgem como protagonistas, almejando uma extensão universitária que transcende a disseminação do conhecimento e aspira promover transformações sociais. Contudo, observa-se um crescente distanciamento dos estudantes em relação à formulação política dessa função acadêmica. Este estudo tem dois objetivos principais: investigar o papel dos estudantes na construção histórica da extensão universitária latino-americana no século XX e estabelecer um diálogo com estudantes universitários equatorianos sobre como alcançar uma extensão universitária transformadora sob uma perspectiva ético- pedagógica. Para abordar essa questão, recorremos às teorias do educador Paulo Freire, enfatizando que os estudantes devem estar no centro desse processo transformador.
Título em inglês
Students and the construction of latin american university extension
Palavras-chave em inglês
Student movement
Technical assistance
Transformative extension
University extension
Resumo em inglês
In Latin America, public universities have played a pivotal role not only in the educational realm but also in structuring national states. University extension, an essential pillar of higher education, is the means by which the university interacts with society. It is necessary to understand university extension in Latin America in light of a history marked by specific social, political, and cultural nuances of each country. In this scenario, students emerge as protagonists, aiming for a university extension that goes beyond the dissemination of knowledge and aspires to promote social transformations. However, there is a growing distance between students and the political formulation of this academic function. This study has two main objectives: to investigate the role of students in the historical construction of Latin American university extension in the 20th century and to establish a dialogue with Ecuadorian university students about how to achieve transformative university extension from an ethical-pedagogical perspective. To address this issue, we turn to the theories of educator Paulo Freire, emphasizing that students should be at the center of this transformative process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.