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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-11122023-114115
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Morganti Neres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Silva, Fernanda Fernandes da (Presidente)
Silva, Ricardo Barbosa da
Hereñú, Pablo Emilio Robert
Meyer, Regina Maria Prosperi
Zioni, Silvana Maria
Título em português
Estações ferroviárias de São Paulo: locais públicos da mobilidade
Palavras-chave em português
Estações ferroviárias
Mobilidade urbana
Práticas sociais
São Paulo
Transporte ferroviário
Resumo em português
A mobilidade, em múltiplas escalas, é algo representativo da contemporaneidade e uma atividade intrínseca à vida social e urbana. No momento histórico atual, as pessoas, objetos e informações estão, de modo geral, circulando cada vez mais, por diferentes motivos, através de diferentes tecnologias e com maior rapidez e frequência. Os deslocamentos urbanos, especificamente, se dão sempre em relação ao espaço urbano e produzem efeitos socioespaciais positivos, como a ampliação da acessibilidade das localidades, e negativos, como fomentar, em conjunto com outros fatores, processos segregativos. Vista sob essa perspectiva e considerando os aspectos econômicos, sociais, políticos e espaciais envolvidos, a mobilidade não é apenas o deslocamento de um ponto a outro. É uma prática social imbuída de significados que, enquanto fator social, é um agente de produção do espaço e do tempo. Ao passo que, considerar essas questões abre muitas possibilidades de compreensão das infraestruturas de transporte para além do domínio excessivamente técnico ao qual pertencem. Observar como as pessoas se comportam em seus deslocamentos e usam os espaços das infraestruturas de transporte é uma delas. É a partir dessa abordagem, que traz as pessoas e as práticas sociais da mobilidade para o centro das análises, que as estações ferroviárias de São Paulo são investigadas nesta tese como locais públicos da mobilidade em íntima relação com a cidade. Ao associar os usos identificados em levantamentos em campo às características espaciais, esta pesquisa se desenvolve a partir do estudo de caso das estações Barra Funda, Pirituba e Jardim Helena-Vila Mara. Os resultados indicam a diversidade de formas com que essas infraestruturas se relacionam com o espaço urbano da metrópole paulista, de acordo com os usos dos passageiros, com as características de inserção urbana e as possibilidades de ampliar a sinergia das estações com os espaços públicos, criados ou existentes.
Título em inglês
São Paulo railway stations: public places of mobility
Palavras-chave em inglês
Rail transport
Railway stations
São Paulo
Social practices
Urban mobility
Resumo em inglês
Mobility, on multiple scales, is something representative of contemporaneity and an intrinsic activity to social and urban life. Nowadays, people, objects and information are, in general, increasingly circulating, for different reasons, through different technologies and with greater speed and frequency. Specifically urban commuting, always occurs in relation to the urban space and produces positive socio-spatial effects, such as increasing the accessibility of locations, and negative ones, such as promoting, with other factors, segregation processes. Seen from this perspective and considering the economic, social, political and spatial aspects involved, mobility is not just the displacement from one point to another. It is a social practice imbued with meanings that, as a social factor, is an agent of production of space and time. Whereas, considering these issues provides many possibilities for understanding transport infrastructure beyond the overly technical domain to which they belong. Observing how moving people behave and use the spaces of transport infrastructure is one of them. Through this approach, which brings people and mobile practices to the center of the analysis, the railway stations of São Paulo are investigated in this thesis as public places of mobility and its relations with the city. By associating the uses identified in field surveys with the spatial characteristics, this research was developed from the case study of Barra Funda, Pirituba and Jardim Helena-Vila Mara stations. The results reveal the diversity of ways in which these infrastructures relate to the urban space of the São Paulo metropolis, according to the uses of passengers, with the characteristics of urban integration and the possibilities of expanding the synergy of stations with public spaces, created or existing.
 
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Data de Publicação
2023-12-27
 
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