• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2024.tde-10052024-101921
Documento
Autor
Nome completo
Paula Marujo Ibrahim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Wisnik, Guilherme Teixeira (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Bruno, Fernanda Glória
Sperling, David Moreno
Título em português
Fazer-visível: a contribuição do Forensic Architecture para uma percepção compartilhada e poli-perspectiva dos conflitos contemporâneos e a experiência latino-americana
Palavras-chave em português
Arquitetura forense
Estética
Imagem
Nevoeiro
Vigilância
Violência
Resumo em português
Esta pesquisa pretende analisar a área de conhecimento da Arquitetura Forense, com foco na atuação da agência Forensic Architecture (FA), para entender como a arquitetura pode ser uma ferramenta importante para a leitura dos eventos contemporâneos, e como a prática se insere no território latinoamericano. Para isso, traz o pano de fundo teórico a partir do qual a agência se forma, suportado pela tese do Nevoeiro de Guilherme Wisnik, e pela questão da verdade, da imagem e da vigilância na contemporaneidade. Através de análise teórica, de estudos de caso e experiências investigativas práticas, busca definir a Arquitetura Forense como uma metodologia que é capaz de navegar pelo nevoeiro contemporâneo e ter uma ação efetiva, através da criação de uma nova epistemologia que interconecta diversas áreas de conhecimento para combater a violência de Estado. Finalmente, analisa as novas linguagens da Arquitetura Forense na América Latina, com a abertura de novas agências que situam a prática a partir de outras temáticas, necessidades e perspectivas.
Título em inglês
To render visible: the Forensic Architecture contribution to a shared and poli perspectival understanding of contemporary conflicts and the Latin American experience
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Forensic architecture
Image
Mist
Vigilance
Violence
Resumo em inglês
This research proposes to analyze the field of Forensic Architecture, focusing on the work of the agency Forensic Architecture (FA), in order to understand how architecture can be a valuable tool for interpreting contemporary events and how this practice emerges within the Latin American context. The research studies the framework that supports the agency's development, including Guilherme Wisnik's concept of Mist, as well as concepts of truth, image, and surveillance in contemporary society. Through theoretical analysis, case studies, and practical investigative experiences, the research seeks to define Forensic Architecture as a methodology capable of navigating the contemporary mist with effective impact. through the creation of a new epistemology that interconnects different fields of knowledge to address state violence. Finally, the study examines the new languages of Forensic Architecture's practice and theory in Latin America, with the establishment of new agencies that approach the practice from different perspectives.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.