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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-02042021-181815
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Villela Junqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Jorge, Luis Antonio (Président)
Kamita, João Masao
Laurentiz, Luiz Carlos de
Belluzzo, Ana Maria de Moraes
Suzuki, Marcelo
Titre en portugais
Propedêutica da grossura
Mots-clés en portugais
Arte e indústria
Cultura brasileira
Lina Bo Bardi
Práticas pedagógicas
Resumé en portugais
Entendendo a teoria no bojo da experiência de simplificação, desdobrada em sua experiência na Bahia, essa tese busca retomar a produção de Lina Bo Bardi, nas práticas institucionalizadas por ela, nos três primeiros museus que concebeu - MASP, MAMB e MAPU - procurando identificar os conceitos-chave que balizaram suas ações pedagógicas, que culminariam no projeto da Escola de Desenho Industrial e Artesanato, na Bahia, em 1963. Tal projeto, que buscou uma aproximação com a recém-criada SUDENE, sintetizaria seus esforços acerca do enfrentamento dos paradoxos do processo de industrialização brasileira no desenvolvimento de um método capaz de produzir, reproduzir e, logo, transmitir, uma cultura material industrial vinda da simplificação. O título - Propedêutica da Grossura - condensa a hipótese do trabalho de que, a partir de um corpo preliminar teórico construído em ato por meio das práticas pedagógicas, Lina buscaria sistematizar um método derivado do conjunto de conhecimentos preliminares da Grossura, marcados pela inventividade de uma cultura material possível, formalizando, dessa forma, a propedêutica da grossura como práxis.
Titre en anglais
The theory of rudeness.
Mots-clés en anglais
Art and industry
Brazilian culture
Lina Bo Bardi
Pedagogical practices.
Resumé en anglais
Through a approach unfolded in Lina BoBardi's experience in Bahia, this thesis focuses on her work and the methodology she left behind by taking a deep approach on the first three museum projects she built - MASP, MAMB and MAPU - as a pursuit of the key and core concepts guiding her actions in education, which culminated in the development of the school of industrial design 'Escola de Desenho Industrial e Artesanato' in 1963. This project, which sought an approximation with the newly created 'SUDENE' directed its focus towards facing the paradoxes and adversities of the brazilian industrialization process in the development of a methodology capable of comprehending, reproducing and transmitting a material industrial culture based on simplification. The title The theory of rudeness captures and synthesizes the idea of a preconceived theoretical structure materialized through educational practices as Lina's way of codifying a system derived from a set of ideas preliminaries of rudeness marked by the inventiveness of a tangible material culture capable of formalizing 'the theory of rudeness' as praxis.
 
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Date de Publication
2021-05-04
 
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