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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-02042021-150501
Documento
Autor
Nome completo
Artur Vasconcelos Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Beiguelman, Giselle (Presidente)
Hespanhol, Luke Micheletti
Santos, Ana Paula Baltazar dos
Silveira, Lucas Bambozzi da
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título em português
Mídia arquitetura e modos de participar:camadas informacionais e interfaces de  engajamento no espaço público
Palavras-chave em português
Camadas informacionais
Cidadania inteligente
Espaço público
Mídia arquitetura
Participação
Resumo em português
Esta pesquisa investiga como a mídia arquitetura pode ser usada para promover novos significados, experiências e modos de ocupação do espaço público. A partir de uma perspectiva histórica, analisa o conceito de mídia arquitetura e suas relações com a arte e o espaço público, apontando exemplos emblemáticos de projetos com mídia digital urbana, problematizando questões políticas e ambientais. Reflete sobre formas participativas, modos de engajamento das pessoas, estratégias e práticas urbanísticas que objetivam a criação de experiências coletivas na cidade, permeando o conceito da escada da participação de Sherry Arnstein e da partilha do sensível de Jacques Rancière. Como forma de explorar aspectos da pesquisa relacionados aos modos participativos da mídia arquitetura, foram realizadas três práticas experimentais que abordam a estética de banco de dados no projeto Masp.Etc.Br, a criação de mídia arquitetura colaborativa na Oficina 20 Pixels de Dados, e uso de tecnologia "smart" e de dados de sensoriamento participativo no projeto Rook, tendo como referencial investigativo o "Quadro estética da participação" de Fritsch, Grönvall e Breinbjerg. A pesquisa tensiona questões políticas sobre processos coletivos, tecnologias "smart" e cidadania inteligente, discutindo criticamente o uso das tecnologias sociais como vetor de transformação e significação espacial.
Título em inglês
Media architecture and ways to participate: informational layers and interfaces of engagement in the public space
Palavras-chave em inglês
Informational layers
Media architecture
Participation
Public space
Smart citizenship
Resumo em inglês
This research investigates how media architecture can be used to promote new meanings, experiences and ways of occupying the public space. From a historical perspective, it analyzes the concept of media architecture, and its relations with art and the public space, pointing out emblematic examples of projects with urban digital media, discussing political and environmental issues. It reflects on participative forms, ways of people engagement, urban strategies and practices that aim to create collective experiences in the city, approaching the concept of the ladder of participation by Sherry Arnstein and the distribution of the sensible by Jacques Rancière. As a way to explore aspects of the research related to the participatory modes of the media architecture, three experimental practices were carried out that address the aesthetics of the database in the Masp.Etc.Br project, the creation of collaborative media architecture in the 20 Data Pixels Workshop, and use of smart technology and participatory sensing data in the Rook project, taking as the reference of investigation the Aesthetics of Participation framework of Fritsch, Grönvall and Breinbjerg. The research tensions political questions about collective processes, smart technology and smart citizenship, critically discussing the use of social technologies as a vector of transformation and spatial significance.
 
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Data de Publicação
2021-04-30
 
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