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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-30042021-163114
Document
Auteur
Nom complet
Clara Machado Meurer
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Sandeville Junior, Euler (Président)
Costa, Lucia Maria de Sá Antunes
Galarce, Fernando Mauricio Espósito
Gil, Jaime Reyes
Rozestraten, Artur Simões
Titre en portugais
Paisagem e poética: um estudo sobre criação e ensino de arquitetura a partir da experiência da Escola de Arquitetura e Design da Pontificia Universidade Católica de Valparaíso
Mots-clés en portugais
Experimentação
Métodos de ensino
Paisagem
Poética
Resumé en portugais
O trabalho propõe discussões sobre os processos do ensinar e criar em Arquitetura a partir das relações estabelecidas com a paisagem e abre questionamentos gerais sobre os conteúdos que compõem os currículos de formação nas faculdades de Arquitetura brasileiras, e sobre o papel dos arquitetos nas sociedades contemporâneas. Para tanto, parte de uma análise da filosofia, dos métodos e das práticas aplicados na experiência de ensino da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (EAD-PUCV), Chile, apresentada como estudo de caso. A título de aproximação aos campos teóricos, são abordados o conceito da poética (poiesis) e um conjunto de visões desenvolvidas no campo dos Estudos da Paisagem. O trabalho foi estruturado a partir de duas frentes: uma seção inicial de discussão dos conceitos, composta por dois capítulos; e uma seção de análise da experiência de ensino chilena, composta por três capítulos. A aproximação ao estudo de caso é realizada a partir da observação da inserção da palavra (el habla) nas falas, nos atos poéticos, nas disciplinas e nas publicações que compõem a Bibliografia Fundamental da EAD-PUCV, e como ela seria compreendida enquanto método pelos professores da Escola. Observou-se, ainda, sua inserção na estrutura acadêmica, através das relações que estabelece no plano individual (de formação dos alunos) e na esfera da coletividade, através das práticas da Ciudad Abierta e das travesías. Através das análises, foi possível relacionar e discutir os padrões de interação com a paisagem existentes nos ambientes de ensino de Arquitetura brasileiros, e avaliar os benefícios na adoção de práticas em diálogo com a paisagem.
Titre en anglais
Landscape and poiesis: a study on architectural creation and education from the experience of the Escuela de Arquitectura e Diseño de la Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso
Mots-clés en anglais
Educational methods
Experimentation
Landscape
Poiesis
Resumé en anglais
The work proposes to discuss different approaches to teaching and creating architecture based on the relations maintained with the landscape during these processes. It also suggests general inquiries about the contents of the curriculums of Faculties of Architecture in Brazil, and about the assignments of architects at contemporary societies. Therefore, it starts with an analysis of the philosophy, methods and practices applied at Escuela de Arquitectura e Diseño de la Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso (EAD-PUCV), Chile, presented as case study. As an approximation to the theoretical fields, the concept of poetics (poiesis) and a set of views developed in the field of Landscape Studies were addressed. The work is structured in a first section, divided in two chapters, dedicated to discuss base concepts of landscape and poiesis; and in a second section, divided in three chapters, dedicated to analyzing the Chilean educational experience. The approach to the case study is based on the observation of the insertion of the word (el habla) in the speeches, in the poetic acts, in the disciplines and in the publications of the fundamental bibliography of EAD-PUCV, and how the Chilean teachers visualize it as a method. Its insertion was also analyzed concerning the educational structure, through the relationships it establishes at the individual level (of the students' education) and in the sphere of the community, through the practices of Ciudad Abierta and the travesías. As a result, it was possible to relate and discuss the existing patterns of interaction between the landscape and architectural educational environments in Brazil, and to evaluate possible benefits associated to the adoption of practices in dialogue with the landscape.
 
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Date de Publication
2021-08-10
 
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