• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-20072023-184019
Document
Auteur
Nom complet
María Fernanda Arias Godoy
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Gonçalves, Fabio Mariz (Président)
Carvalho, Levindo Diniz
Herling, Tereza Beatriz Ribeiro
Titre en portugais
Da casa à escola: contribuições para a qualificação do espaço livre público a partir dos trajetos realizados pelas crianças.
Mots-clés en portugais
Cidade acolhedora
Crianças e cidade
Entornos escolares
Escuta com crianças
Espaços livres públicos
Resumé en portugais
Esta dissertação analisa os trajetos realizados pelas crianças na região central da cidade de São Paulo, com o intuito de refletir sobre como as cidades podem oferecer espaços necessários e segurança para a locomoção e a interação das crianças dentro de seus bairros, para o encontro entre elas e com a comunidade em geral. O objetivo geral da pesquisa é contribuir à qualificação dos espaços livres públicos no entorno das escolas a partir da análise dos trajetos realizados pelas crianças, principalmente da casa à escola; tendo como objeto de estudo a relação das crianças com a cidade no território de Bela Vista Centro, a partir das suas mobilidades, percepções e agentes envolvidos. O desenvolvimento da pesquisa foi estruturado em três partes, compostas por cinco capítulos, que realizam contextualização teórica da criança como sujeito e sua relação com a cidade, focando na circulação, permanência e aprendizado nos espaços livres públicos; aplicam análises técnicos e métodos de escuta com crianças e suas cuidadoras(es) para o entendimento das variáveis dentro do território que se constituem no trajeto casa-escola; e identificam conflitos, tensões e potencialidades que inibem ou poderiam promover a apropriação do espaço livre público no entorno das escolas, visando sua qualificação. O percurso realizado ao longo da pesquisa propõe que a invisibilidade da ação das crianças, o medo das cuidadoras(es) na cidade e a falta de espaços para experiências inspiradoras são alguns dos conflitos e tensões que impedem a fruição da cidade pelas crianças. Ao mesmo tempo, aponta-se que reconhecer a escola como centralidade, transformar o espaço físico dos entornos escolares, assumir o projeto como processo continuando, buscar a intersetorialidade nas ações e dialogar com o encantamento das crianças podem ser algumas formas de contribuir para a qualificação dos espaços livres públicos nos entornos escolares, gerando insumos e discussões para possíveis políticas que fariam da cidade um lugar sensível a presença e ação social das crianças.
Titre en anglais
From home to school: contributions for the public open space qualification through the routes taken by children
Mots-clés en anglais
Child-friendly city
Children and city
Listening to children
Public open spaces
School environments
Resumé en anglais
This dissertation analyzes the routes taken by children in the central region of the city of São Paulo, in order to reflect on how cities can offer necessary spaces and security for the circulation and interaction of children within their neighborhoods, for the meetings between them and with their community. The main objective of this research is to contribute to the improvement of the public open spaces around the schools through the analysis of the routes taken by the children, mainly from home to school; having as object of study the relationship of children with the city in the territory of Bela Vista Centro, considering their mobilities, perceptions and agents involved. The development of the research was structured in three parts, composed of five chapters, which carry out theoretical contextualization of the child as a subject and its relationship with the city, focusing on circulation, permanence and learning in public open spaces; apply technical analysis and listening methods with children and their caregivers to understand the variables within the territory that is constituted by the home-school journey; and identify conflicts, tensions and potentialities that inhibit or would promote the appropriation of public open space in the surroundings of schools, aiming at its improvement. The route carried out throughout the research proposes that the invisibility of the children's actions, the caregivers fear in the city and the lack of spaces for inspiring experiences are some of the conflicts and tensions that prevent children from enjoying the city. At the same time, it is pointed out that recognizing the school as a centrality, transforming the physical space around schools, assuming the project as an ongoing process, aiming at intersectoriality in the actions and dialoguing with the enchantment of children can be some ways to contribute to the improvement of public open spaces in school environments, generating inputs and discussions for possible policies that would make the city a place sensitive to the presence and social action of children.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-08-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.