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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-06112020-180216
Documento
Autor
Nome completo
Luís Fernando Milan
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Gonçalves, Fabio Mariz (Presidente)
Campos, Ana Cecilia Mattei de Arruda
Coelho, Leonardo Loyolla
Título em português
Espacialidades da vida pública nos espaços da mobilidade metropolitana: estudo de caso do vetor norte da Região Metropolitana de Campinas, a SP-332
Palavras-chave em português
Dispersão urbana
Mobilidade urbana
Região Metropolitana de Campinas
Sistema viário metropolitano
Vida pública
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para os estudos dos processos de metropolização, especialmente na compreensão das formas de habitar as metrópoles contemporâneas, pelo viés dos deslocamentos do homem e das suas formas de vida nos espaços metropolitanos. Para isto, são identificadas e descritas algumas dinâmicas metropolitanas cotidianas pouco evidentes, diante da complexidade do território e do peso dado às relações econômicas, que são fatores preponderantes na estruturação e nos processos de gestão e planejamento das metrópoles, da macrometrópole e da megalópole. A pesquisa busca, assim, caracterizar e analisar as formas urbanas consequentes da ocupação dispersa do território metropolitano, que se desenvolvem em função das rodovias, comuns no interior do Estado de São Paulo. O objeto de estudo é a Região Metropolitana de Campinas, mais especificamente a Rodovia Zefferino Vaz (SP-332) e suas ramificações, classificadas como vias de interesse metropolitano. Dentro deste recorte, são analisadas as relações entre essas vias e as áreas urbanizadas que se formaram próximas às rodovias e estradas vicinais, nas áreas de transição entre áreas rurais e urbanas e fora dos núcleos urbanos consolidados. Os conceitos de mobilidade e permanência são os fios condutores da pesquisa, que busca evidenciar os lugares da vida pública nos espaços de mobilidade em escala metropolitana. Tais conceitos são utilizados nas definições do que são as "ruas" e são, aqui, transportados para a escala da metrópole. As questões que surgem a partir da caracterização dessas dinâmicas e relações estabelecem críticas às formas de tratamento e gestão das vias metropolitanas, como as rodovias, diante das formas de apropriação do espaço metropolitano.
Título em inglês
Spatialities of public life at the metropolitan mobility spaces: case study of Campinas Metropolitan Region north vector - the SP-332 highway
Palavras-chave em inglês
Campinas Metropolitan Region
Metropolitan road system
Public life
Urban mobility
Urban sprawl
Resumo em inglês
The present research aims to contribute to the studies about the cities metropolization processes, especially about the ways of inhabiting contemporary metropolises, through the study of citizens displacement and their life in metropolitan spaces. For this, some metropolitan everyday dynamics were identified and described, in order to be considered as an additional factor during planning and management processes of metropolises, macro-metropolis and megalopolis, in addition to the most usual factors as the complexity of the territory and economic relations. This research seeks to characterize and analyze urban forms resulted from the urban sprawl occupation process of the metropolitan territory, very common in the countryside of the state of São Paulo, which has its development related to the highways. The object of this study is the Metropolitan Region of Campinas, more specifically the Road Zefferino Vaz (SP-332) and its ramifications, classified as routes of metropolitan interest. Within the area of study, it'll be analyzed the relations between the roads and urbanized areas close to them. These areas were formed between urban and rural areas, far from consolidated urban centers. The concepts of mobility and permanence are the guidelines for this research, which seeks to highlight the places where public life happens in mobility spaces, on metropolitan scale. These concepts are taken to the scale of metropolitan areas and used to define what "streets" are. The issues that arise from the characterization of these dynamics and relations establish criticism of current forms of treatment and management of metropolitan roads, in the face of appropriation of the metropolitan space.
 
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Data de Publicação
2021-04-05
 
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