• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Renata Cruz Rabello
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Gonçalves, Fabio Mariz (Président)
Campos, Ana Cecilia Mattei de Arruda
Silva, Jonathas Magalhães Pereira da
Titre en portugais
Sistema público de bicicletas compartilhadas: a disputa do espaço urbano
Mots-clés en portugais
Mobilidade urbana - São Paulo (SP) e Brasil
Mobilidades ativas - São Paulo (SP)
Sistema público de bicicletas compartilhadas
Resumé en portugais
O objetivo desta dissertação é colaborar com a avaliação da contribuição do sistema público de bicicletas compartilhadas como complemento da mobilidade urbana, com o intuito de mensurar seu papel e relevância na disseminação da bicicleta como meio de transporte e elemento presente no cotidiano da paisagem. Os sistemas públicos de bicicletas compartilhadas mostraram-se viáveis e importantes para a locomoção dentro da cidade, com o aperfeiçoamento da tecnologia, dos equipamentos e da gestão do serviço. A alta adesão da população ao uso de modais de compartilhamentos ativos reflete a demanda reprimida por diferentes formas de deslocamento além do automóvel. Os investimentos públicos que priorizaram o veículo para uso individual em muitas cidades não se justificam mais e devem ser redirecionados ao transporte público, aos modais ativos que complementam sua acessibilidade e à infraestrutura que viabiliza sua segurança. A intermodalidade é essencial nos grandes centros para expandir o acesso às estações de transporte de massa e, portanto, a inclusão social e o direto ao usufruto da cidade. Como exemplo, são mostrados os dados do sistema público de bicicleta compartilhada Bike Sampa, da cidade de São Paulo. No entanto, somente quando o poder público considerar os modais ativos como parte da mobilidade urbana e efetivar a redistribuição do espaço público urbano de modo mais equitativo entre os modais, a bicicleta terá maior abrangência no território e poderá alcançar número ainda maior de usuários diários. Qualquer mudança na distribuição do Resumo aproveitamento do espaço público traz de imediato resistências, por modificar alguns costumes e ideias consolidadas da população e de vários agentes públicos e privados. A experimentação concreta é reconhecida pelo urbanismo contemporâneo como a ferramenta que possibilita o contato com soluções diferentes, por quebrar resistências às propostas que pareciam impossíveis à vivência cotidiana.
Titre en anglais
Public bike sharing system: the urban space dispute.
Mots-clés en anglais
Active mobilities - São Paulo (SP)
Public Bicycle Sharing system (PBS)
Urban Mobility - São Paulo (SP) and Brazil
Resumé en anglais
The objective of this dissertation is to collaborate with the evaluation of the Public Bicycle Sharing (PBS) system as a complement to urban mobility, analyzing its role and importance in the diffusion of the bicycle as a means of transport and element present in the daily life of the landscape. Public Bike Sharing Systems have proved viable and important for urban mobility over time, with improved technology, equipment and service management. The high acceptance of the population to the use of shared active mobility reflects the repressed demand existing in the cities for alternative means of transport, besides the automobile. Public investments that prioritized individual vehicles are no longer justified and should be redirected to public transport and to the active modalities that complement their accessibility and the infrastructure that makes their safety possible by sharing the urban space. Intermodality is essential in large cities, expanding access to mass transit stations, to social inclusion and to the enjoyment of the city. As an example, the data of the PBS Bike Sampa, of the City of São Paulo, is demonstrated. However, only when the public authority considers active modalities as part of urban mobility, redistributing the urban public space more fairly between modes of transport, the use of the bicycle will have greater scope in the territory, reaching an even greater number of daily users. Any change in the distribution of the use of the public space immediately brings resistance, by modifying some customs and consolidated ideas of the population and of several public and private agents. Concrete abstract experimentation is recognized by contemporary urbanism as the tool that enables contact with different solutions, breaking resistances, to proposals that seemed impossible through daily living.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.