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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2008.tde-02032010-094230
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Souza Prado Lourenção
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Leite, Maria Angela Faggin Pereira (Presidente)
Bartalini, Vladimir
Waisman, Jaime
Título em português
Ensejos das remodelações urbanas e o Largo da Batata: o sistema de transportes e a apropriação da paisagem
Palavras-chave em português
Consumo
Desigualdade
Emancipação
Formação social
Industrialização
Paisagem urbana
Resumo em português
Ao nos referirmos às alterações que acontecem no espaço das grandes cidades, as que concernem ao sistema de transportes são emblemáticas. Com o surgimento das regiões metropolitanas, em que a concentração da produção e da população tornou-se uma realidade, a necessidade de deslocamento entre residência e trabalho transformou-se em um fator determinante da qualidade de vida e ambiental para grandes parcelas populacionais. Nesta dissertação procuramos observar que os parâmetros que condicionam as relações sociais são os mesmos que condicionam a construção do espaço de trocas e convivência de uma sociedade; assim, quanto mais igualitária a sociedade, mais generalizado o acesso aos equipamentos e serviços, e, portanto, às infra-estruturas que possibilitam o deslocamento até eles. Observando a história da cidade de São Paulo pudemos inferir características importantes da sociedade em que nos encontramos. Com base nelas, elaboramos um estudo de caso em que avaliamos as intervenções ora realizadas no Largo da Batata que, no momento, é um ambiente da cidade que evidencia essas características sociais.
Título em inglês
Motivations of Urban Reconfiguration and the Largo da Batata: the transportation system and the appropriation of landscape
Palavras-chave em inglês
Consumption
Emancipation
Industrialization
Inequality
Social formation
Urban landscape
Resumo em inglês
When we refer to the transformations that occur in the urban space of big cities, the ones regarding the transport system are emblematic. With the rise of metropolitan regions - in which concentrated production and population have become a reality - the need for dislocation between house and work has turned into a determinant factor regarding quality of life and environment for great portions of the population. In this dissertation we sought to observe that the parameters which determine social relations are the same that determine the exchange and interaction space in a society; thus, the more equalitarian a society, the broader will be the access to the facilities and services and, therefore, to the infrastructures that allow dislocation to them. By observing the history of São Paulo, we could infer important characteristics from the society in which we live. Based on them, we elaborated a case study in which we evaluated the interventions being carried out in Largo da Batata, a location in the city that currently points out these social aspects.
 
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imagens_fau.pdf (8.74 Mbytes)
Data de Publicação
2010-04-27
 
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