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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.16.2019.tde-27062017-160925
Documento
Autor
Nombre completo
Tomas Guner Sniker
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Ventura, Alessandro (Presidente)
Carriel, Ivan Ricardo Rodrigues
Fleury, André Leme
Martucci Junior, Moacyr
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do
Título en portugués
O design e a conversão das descobertas científicas em produtos e aplicações comerciais: estudo sobre contribuições do design em projetos de produtos financiados por programa de incentivo à inovação voltado para empresas de pequeno porte do Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Design de produtos
Inovação
Resumen en portugués
Segundo a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica, Pintec, nas últimas décadas, o Brasil obteve resultados pouco expressivos em inovação, em virtude de fatores como falta de investimentos em ciência e tecnologia, C&T, políticas públicas deficitárias e capacidade limitada de converter os achados científicos em produtos e aplicações comerciais. Supondo-se que o processo de inovação é incerto, complexo, ligado a imponderáveis questões técnicas e sociais, e capaz de tomar um curso diferente do previsto, muitas vezes, um grande achado tecnológico não implica necessariamente em sucesso no mercado. É fato, o curso da inovação não se encerra na descoberta científica, mas constitui-se de um processo de interação entre suas diferentes fases: pesquisa, desenvolvimento e difusão. Contudo, no Brasil, analisando-se sobretudo o Estado de São Paulo, os programas de inovação subsidiados pela atual política pública de inovação têm seus interesses restritos à pesquisa e desenvolvimento, P&D, em detrimento das etapas do processo de inovação correlacionadas às aplicações dos achados científicos. Nesses termos, a pergunta fundamental desta pesquisa consistiu em verificar como o design se manifesta e contribui com o processo de inovação, dado que, em países de referência em inovação, fundamenta-se como uma ferramenta capaz de suavizar o percurso desde a concepção da ideia, compreendendo a pesquisa científica, até as aplicações práticas e comerciais dos seus resultados, pois pode oferecer estrutura e foco para o processo. Tendo em vista responder a essa questão, baseando-se em métodos qualitativos de investigação, analisou-se projetos de produto financiados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, Pipe, da Fapesp, promovido pela atual política pública de ciência, tecnologia e inovação, CT&I, do Estado de São Paulo. A etapa inicial teve como foco o levantamento dos projetos Pipe que trouxessem em suas propostas o desenvolvimento de produtos eapresentassem necessidades de interface para a devida apreciação dos usuários. Além disso, os projetos deveriam já ter sido concluídos, com seus produtos finalizados e sendo comercializados. A etapa seguinte do método foi dividida em três subproblemas. O primeiro envolveu a condução de entrevistas em profundidade semiestruturadas com pesquisadores responsáveis pela coordenação dos projetos SNIKER, Tomas Guner selecionados, verificando como o design contribuiu com o processo de inovação. O segundo objetivou compreender o processo de desenvolvimento de produto utilizado nos projetos e identificar possíveis consequências decorrentes da falta de investimentos em design. O terceiro e último subproblema relacionou os achados decorrentes dos subproblemas 1 e 2. A proposição desta análise consistiu em levantar aspectos sobre a participação do design no processo geral de inovação,tendo como objetivo contribuir para uma discussão sobre a conversão das inovações tecnológicas em produtos adequados do ponto de vista prático-técnico e estético,possibilitar a apreciação e o uso dos seres humanos e, consequentemente,potencializar a viabilização comercial.
Título en inglés
The design and conversion of scientific discoveries in commercial products and applications: a study of design contributions in product projects financed by an incentive program aimed at small enterprises in the State of São Paulo
Palabras clave en inglés
innovation
Product design
Resumen en inglés
According to Pintec (Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica - Industrial Research of Technological Innovation), over the last decades, Brazil has reached inexpressive results in innovation, due to the lack of investment in Science and Technology, precarious public policies, as well as limited skills of converting scientific findings into products and commercial applications. Considering that the innovation process is uncertain, complex, related to imponderable technical and social matters and prone to taking a different path than the anticipated one, very often, a great technological finding does not necessarily imply success in the market. It's a fact: the journey of innovation is not finished in the scientific discovery, yet, it consists of an interaction process between its different stages: research, development and diffusion. However, in Brazil, especially considering the state of Sao Paulo, the innovation programs supported by the current public policy of innovation are limited to Research and Development (R&D), at the expense of the innovation process stages correlated to the scientific findings applications. Hence, the main question of this research consisted of checking how Design unveils and how it contributes to the innovation process, given that in countries renowned for innovation, it proves itself as a tool capable of softening the trajectory from the conception of the idea, including the scientific research, to its results practical and commercial applications, since it can provide structure and focus to the process. In order to answer this question and considering qualitative research methods, the analysis was made on product projects financially supported by Fapesp's Pipe (Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - Innovative Research Program in Small-sized Companies), sponsored by the current public policy of Sciences, Technology and Innovation of the state of Sao Paulo. The initial stage focused on surveying Pipe's projects that, in their proposals, evidenced the product development and presented some interface needs for the users' proper appreciation. Besides, the projects should have already been finished, with products concluded and being sold. The next stage was divided into three subproblems. The first one involved conducting thorough semi-structured interviews with researchers responsible for the co-ordination of the selected projects, checking how Design contributed to the innovation process. The second one aimed at understanding the development product processes used in the projects and at SNIKER, Tomas Guner identifying possible consequences due to the lack of investments in Design. The third and last subproblem linked the findings originating from subproblems 1 and 2. This analysis proposition consisted of raising aspects about the role that Design plays in the general process of innovation, aiming to contribute to a discussion about the conversion of technological innovations into suitable products, from a practical-technical and aesthetical point of view, enabling human beings to appreciating and using them, thus, powering commercial feasibility.
 
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Fecha de Publicación
2019-02-22
 
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