• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2009.tde-12052010-104245
Documento
Autor
Nombre completo
Yuji Kawasaki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar (Presidente)
Costa, Carlos Roberto Zibel
Sant'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Título en portugués
Design gráfico sinestésico: a relação da visão com os demais sentidos na comunicação
Palabras clave en portugués
Comunicação visual
Design gráfico
Sinestesia
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem como objetivo principal, o estudo de possibilidades sinestésicas no design gráfico. Analisar diferentes técnicas gráficas e estímulos visuais que remetam ou estimulem os diferentes sentidos humanos. Compreender melhor as relações entre os signos visuais com os signos dos demais sentidos: sonoros, táteis, olfativos e gustativos, observando possíveis relações de correspondência entre os mesmos e refletindo sobre sua contribuição no processo de comunicação. Dentro de cada relação, são apresentadas as relações sinestésicas encontradas por pesquisadores diversos, resultantes de estudos relacionados principalmente a psicodinâmica das cores, psicologia da forma e gestalt, agrupados por suas relações com cores, formas, texturas e relações espaciais. As relações sinestésicas encontradas servem como parâmetros principais para a análise de diferentes peças gráficas de produção recente, como: cartazes, embalagens e capas de livro, entre outros. Tendo em vista o grande crescimento de informações a que somos submetidos, das mídias disponíveis, do mercado e da população em geral, nota-se a necessidade de projetos cada vez mais instigantes, eficientes e preocupados com as necessidades de cada mercado. Esta pesquisa visa contribuir na determinação de recursos que permitam suprir tais necessidades, potencializando os resultados do design gráfico na função de identificar, informar, instruir, apresentar e promover, através de uma idéia gráfica.
Título en inglés
Synesthesic graphic design: the relation of the vision with the others human beings feelings in the communication.
Palabras clave en inglés
Graphic design
Synesthesia
Visual communication.
Resumen en inglés
This research has the aim to study synesthesia in graphic design, analyzing different graphical techniques and visual stimulations that forward or stimulate the different human beings feelings. To better understanding the relation among the visual signs and the others human being feelings, as smell, flavor, touch, sound and also observing the possible relation correspondence among them reflecting on its contribution on the communication process. Inside of each relation are presented synesthesia relation found by many researchers due to studies mainly related to psychodynamics of the colors, form psychology and gestalt, grouped by its relation by color, form, space form and texture. The found synesthesia relations serve as the main parameters to analyze different graphic parts of a recent production such as book covers, posters, packing among others. Considering the great growth of the information that we are submitted, the available medias, the market and the population in general, it is observed the necessity of projects each time more interesting, efficient and worried about the necessities of each market. This research aims to contribute to the determination of the resources which will permit to supply these necessities empowering the graphic design on the function to identify, to inform, to instruct, to present and to promote through a graphic idea.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-05-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.