• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2016.tde-02092016-152309
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Campos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar (Presidente)
Giorgi Junior, Giorgio
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título en portugués
Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
Palabras clave en portugués
Cocriação
Codesign
Criança
Design
Design gráfico
Divulgação científica
Educação em museus
Educação não formal
Educomunicação
Informação
Livro ilustrado
Livro infantil
Livro informativo
Livro paradidático
Processos colaborativos
Processos de design
Processos participativos
Projeto editorial
Resumen en portugués
A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).
Título en inglés
Inventory design processes in science communication for children: informative book case study
Palabras clave en inglés
Child
Children's book
Co-creation
Co-design
Collaborative processes
Design
Design process
Editorial design
Educommunication
Graphic design
Information
Information book
Museum education
Non-formal education
Paradidactic book
Participatory processes
Picturebook
Science divulgation
Resumen en inglés
This qualitative study aimed to raise and discuss ways in which the design field can contribute to science communication for children. Specific applied design processes and certain investigative axes of research were identified from a survey of cases of science communication for children in Brazil and abroad, of different natures and media: collaborative processes, participatory processes, playfulness and information design. In order to highlight and discuss questions relating to these four axes, we conducted a case study of the children's information book Lá fora - Guia para descobrir a natureza (texts by Maria Ana Peixe Dias and Inês Teixeira do Rosário, illustrations by Bernardo P. Carvalho, Planeta Tangerina, Portugal, 2014). The case study is based on literature review on: collaborative processes, participatory processes, processes aimed at playfulness, information design, picturebooks and children's information books. The analysis suggests that the design field contribution to science communication for children can be enhanced the more comprehensive its scope is and the earlier it is introduced in the design process. In addition, each investigative axis highlights specific contributions, linked to the form of participation that design takes on the production process of the publication, namely: the informative, investigative and critical accuracy, and the creativity in addressing the themes of science (collaborative processes); the defense of autonomy, leadership and respect to cognitive and emotional needs of the child (participatory processes); the poetic, open, imaginative and complex approach of subjects addressed (processes aimed at playfulness); the attention to the usability and readability of objects, and its information visualization (information design).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
anapaulacampos.pdf (22.71 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-09-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.