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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-31032023-165516
Document
Auteur
Nom complet
Alessandro Moreno Muzi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Barros, Luiz Antonio Recaman (Président)
Meyer, Regina Maria Prosperi
Moreira, Tomas Antonio
Silva, Ricardo Barbosa da
Zioni, Silvana Maria
Titre en portugais
O ônibus fazendo cidade. Mobilidade e urbanização na constituição o do sistema de ônibus metropolitano de São Paulo
Mots-clés en portugais
Mobilidade
Mobilidade urbana
Ônibus
São Paulo (SP)
Transporte urbano
Urbanismo
Urbanização
Resumé en portugais
O objeto desta pesquisa é o sistema de ônibus metropolitano de São Paulo. Discute-se como o esse sistema é território, ou seja, suscetível à ação urbanística. A análise proposta é feita em dois momentos analíticos. O primeiro é a compreensão do sistema atual levando em consideração sua forma e funcionalidade. O segundo pressupõe a compreensão histórica dos processos de constituição da rede de ônibus e sua relação com a urbanização da metrópole. O último momento da pesquisa é a discussão do sistema atual em suas lógicas constitutivas. Busca-se com a análise crítica a discussão de aspectos que possam subsidiar a ação urbanística. A tese se organiza em três capítulos. O primeiro é dedicado à discussão de uma noção de mobilidade que seja adequada à ação urbanística. O segundo capítulo aborda o sistema de ônibus atual, aspectos da mobilidade abstrata da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e os subsistemas que o constituem. O terceiro capítulo está dividido em duas partes diferentes. A primeira parte discute a formação de uma matriz de expansão urbana na primeira metade dó século XX que associa o ônibus e o automóvel à uma forma de urbanização específica que supera a cidade estruturada pelo trem e pelo bonde. A segunda parte discute reações à exaustão dessa matriz de expansão urbana no período que vai de meados de 1970 até 1990. As reações observadas nesta parte são a constituição de um sistema de planejamento de transportes na RMSP e a emergência da noção de direito a mobilidade. Como resultado da pesquisa, foi possível qualificar aspectos do sistema de ônibus, estabelecendo algumas premissas e subsídios para a ação no território do ônibus.
Titre en anglais
The bus shaping city. Mobility and urbanization in the formation of the São Paulo metropolitan bus system
Mots-clés en anglais
Autobus
Mobility
São Paulo (SP)
Urban mobility
Urban transportation
Urbanism
Urbanization
Resumé en anglais
The object of this research is the São Paulo metropolitan bus system. It is discussed how this system is a territory of urbanistic action. The proposed analysis is carried out in two analytical moments. The first is the understanding of the current system considering its form and function. The second presupposes the historical understanding of the processes of constitution of the bus network and its relationship with the urbanization of the metropolis. The last moment of the research is the discussion of the current system in its constitutive logics. The proposed critical analysis seeks to discuss aspects that can support urbanistic action and urban planning processes. This thesis is organized into three chapters. The first is dedicated to the discussion of a notion of mobility that is suitable for the proposed critical urban analysis. The second chapter addresses the current system and the subsystems that constitute it and aspects of abstract mobility in the São Paulo Metropolitan Region (RMSP). The third chapter is divided into two different parts. The first part discusses the formation of a matrix of urban expansion in the first half of the 20th century that associates the bus and the automobile with a specific form of urbanization that supersedes the city structured by the train and the tram. The second part discusses reactions to the exhaustion of this matrix in the period between the mid-1970s and 1990s. The reactions observed in this part are the constitution of a transport planning system in the RMSP and the emergence of the notion of the right to mobility. As a result of the research, it was possible to qualify aspects of the bus system, establishing some premises and subsidies for urbanistic action in the bus territory.
 
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Date de Publication
2023-04-06
 
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