• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2021.tde-30112021-171449
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Arrojo Poroger
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Cymbalista, Renato (Presidente)
Fernandes Junior, Rubens
Silva, Marcos Virgílio da
Título en portugués
A São Paulo que o cinema inventou: representações urbanas da metrópole nos filmes, 1949- 1968.
Palabras clave en portugués
Cinema
Representação
São Paulo
Resumen en portugués
A dissertação analisa como a experiência urbana paulistana do pós-guerra não apenas se refletiu no cinema, mas dele se utilizou para inventar, consolidar ou afrontar determinadas concepções de cidade. Pretende-se ilustrar como a tensão entre experiência urbana idealizada e a experiência urbana vivida gradualmente transpôs-se aos filmes, criando um terceiro campo: uma São Paulo cuja existência se moldou nas telas. Para tal, será analisado como longas-metragens paulistanos realizados entre 1949 e 1968 representaram, ao longo dos anos, o espaço doméstico, o automóvel e a região central da metrópole. A proposta, a partir desses campos, é investigar como uma inicial romantização do espaço urbano - de primeiro financiada por segmentos da elite local - foi afrontada por um olhar crítico e implacável sobre a realidade da metrópole.
Título en inglés
The city of São Paulo that cinema invented: urban representations of the metropolis in films, 1949- 1968.
Palabras clave en inglés
Cinema
Representation
São Paulo
Resumen en inglés
This thesis explores how the urban experience of São Paulo in the post-war period was not only reflected in local films, but also used cinema to invent, consolidate or challenge certain recurring conceptions of the city. The aim is to illustrate how the tension between the idealized and the lived urban experience was gradually transposed to cinema, creating a third field: a São Paulo whose existence was shaped on screen. To this end, it will examine how feature films made in São Paulo between 1949 and 1968 portrayed, over the years, the domestic space, the automobiles, and its city center. Based on these three aspects, the purpose of this thesis is to investigate how an initial romanticization of the urban space - first financed by segments of the local elite - was later challenged by an implacable, critical look at the reality of the metropolis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.