• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.16.2008.tde-28042010-151401
Documento
Autor
Nombre completo
Heloisa Dallari
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Lourenco, Maria Cecilia Franca (Presidente)
Araújo, Marcelo Mattos
Freire, Maria Cristina Machado
Munari, Luiz Americo de Souza
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Título en portugués
Design e exposição: das vitrines para as novas telas
Palabras clave en portugués
Design
Exposição
História
Internet
Mídias digitais
Resumen en portugués
Discorre-se sobre as transformações na conceituação de design e nos modos de exposição do mesmo. A investigação tem início na segunda metade do século XIX, com destaque às relações estabelecidas na Exposição Universal de Londres, em 1851 entre a institucionalização do objeto industrial e a arquitetura. São tratadas as discussões entre forma e estilo, com a análise dos artefatos presentes nos pavilhões Art Déco e do Purismo mostrados na Exposição Internacional de Paris, em 1925, e os conceitos que embasam a musealização do design no MoMA, quando da formação, em 1932, do Departamento de Arquitetura e Design dessa instituição. Chega-se à atualidade pelo exame da espetaculização da cidade de Milão via objetos industriais e pelas discussões, que guiam a criação de museus dedicados ao tema e o surgimento da possibilidade de acessá-los via internet, de qualquer lugar e a qualquer hora.
Título en inglés
Design and Exhibition: from the displays to the screens
Palabras clave en inglés
Design
Digital media
Exhibition
History
Internet
Resumen en inglés
This works discusses the changes of the concept of the design and about the ways it is displayed. The investigation begins on the second half of the 19th century highlighting the relations between the institutionalization of the industrial object and the architecture showed at the London Universal Exhibition in 1851. It is discussed the form and the style analyzing the objects at the Art Deco and Purism showed at the Paris International Exhibition in 1925 and the concepts that base the museum trend of the design at the MoMA when the Department of Architecture and Design was found in 1932. It gets at the present day by the spectacularization of the city of Milan via manufactured products and by discussion that guides the beginning of museums specialized in the theme and the possibilities of reaching its content anywhere, anytime by the net.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-04-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.