• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2014.tde-25072014-092309
Documento
Autor
Nombre completo
Amanda Saba Ruggiero
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Farias, Agnaldo Aricê Caldas (Presidente)
Braga, Paula Priscila
Ferreira, Maria da Glória Araújo
Lourenço, Maria Cecilia França
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título en portugués
Elos e assimetrias na recepção de Hélio Oiticica
Palabras clave en portugués
Arte contemporânea
Brasil
Hélio Oiticica
Recepção
Resumen en portugués
A pesquisa analisa o conjunto de mudanças que nas últimas duas décadas ampliaram a projeção da arte contemporânea brasileira no exterior, tendo como ponto de partida a obra e a projeção internacional do artista Hélio Oiticica, deflagradas com a mostra do PS1 Brazil Projects, onde aconteceu seu (re)lançamento. Através de uma análise crítica sobre a percepção da produção artística nacional em território estrangeiro, o estudo visa contribuir para a compreensão do campo da arte e das diversas variáveis que incidem no processo de reconhecimento do valor de uma trajetória artística, quer potencialize sua difusão, quer contribua para intensificar sua produção. O trabalho identifica os atores que compõem este circuito, nomeadamente os estrangeiros-críticos, curadores (independentes ou ligados a instituições), colecionadores, marchands e artistas. Apresenta e compara diversos pontos de vistas e ações quanto a produção contemporânea brasileira e permite que sejam identificadas ressonâncias e confrontos entre a recepção internacional e a local. Ao detectar um conjunto de pensamentos, foi possível revelar elos e assimetrias estabelecidas com a cultura brasileira.
Título en inglés
Convergences and divergences in the reception of Hélio Oiticica
Palabras clave en inglés
Brazil
Contemporary art
Reception
Resumen en inglés
The present work analyzes the foreign reception of Brazilian contemporary art in the last two decades. The exhibition of the work of Hélio Oiticica, starting from the show Brazil Projects held in PS1, is the reference point for this analysis. The critical examination of the reception of Brazilian art abroad intends to expand the comprehension of contemporary art practices, as the multiple influences that may contribute to the value of an art object and intensifying the production of an artist. This research identifies the persons involved with Hélio Oiticica's work - critics, independent curators, collectors, marchands and artists - and compares different points of view related to Brazilian contemporary art. In particular, the work contrasts the foreign and national attitudes toward Brasillian art, unveiling convergences and divergences in the perception of Brazilian culture.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-09-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.