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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-24112023-125328
Documento
Autor
Nome completo
Debora Laub
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Bassani, Jorge (Presidente)
Costa, Ana Elísia da
Albano, Ana Angélica Medeiros
Britto, Fabiana Dultra
Rozestraten, Artur Simões
Título em português
Zona de contato: o movimento do corpo na humanização do território
Palavras-chave em português
Corpo em movimento
Corpo-território
Espaço-público
Metodologia cartográfica
Processo pedagógico projetual
Território
Território-corpo
Zona de contato
Resumo em português
Alicerçada no movimento, a tese discute o protagonismo do corpo por meio de processos pedagógicos em direção ao projeto do espaço humanizado. Na escala da cidade, os espaços urbanos proporcionam o lugar do encontro, das trocas, da coletividade, do contato direto com a sociedade, da possibilidade da ação política e cidadã, das relações humanas. Queremos pensar na qualidade, no acolhimento, na vitalidade, na humanização desses espaços públicos urbanos. Como torná-los mais humanos? Partimos da hipótese de que, através de agenciamentos micropolíticos, somos capazes de promover espaços humanizados a partir da aproximação ao próprio corpo[território]. Esse movimento propõe descobrir o território[corpo] em sua totalidade: do território como especificidade para a escala da cidade por meio de intervenções urbanas. Da ação à reflexão, o objetivo é transformarmos o território ao nosso redor, assim como a nós mesmos. Através do reconhecimento do nosso corpo, assumimos a responsabilidade de repensar, transformar, participar do fazer, com o intuito de provocar o sentimento de pertencer, respeitar e cuidar dos nossos espaços públicos. Esse processo deseja introduzir o movimento dos corpos em qualquer projeto, desde a escala microarquitetônica à macrourbanística. A tese percorre experimentos pedagógicos projetuais de três estudos de caso que oferecem a aproximação ao corpo[território] como parte de seu processo. O primeiro deles é oriundo da práxis do doutoramento e foi realizado no Ensino Médio da Escola Estadual Fernão Dias Paes, na cidade de São Paulo. O segundo estudo de caso discute o tema no âmbito do ensino da arquitetura e do urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UNITEC, na Nova Zelândia. E o terceiro, reconhece o experimento coreográfico denominado Corpo em Risco como contribuição ao tema. Esta investigação assume a metodologia cartográfica e nos faz mudar de posição, observando o processo pedagógico projetual a partir do corpo que se encontra constantemente em movimento. Analisamos as zonas de contato entre os três estudos de caso, oferecendo possíveis interpretações, inquietações, questionamentos e dúvidas com o objetivo de estimular a formulação e implementação de novos experimentos.
Título em inglês
Contact zone: body movements in humanising space
Palavras-chave em inglês
Body in movement
Body-territory
Cartographic methodology
Contact zone
Design-learning process
Public space
Territory
Territory-body
Resumo em inglês
Rooted in movement, the thesis discusses the role of the body through pedagogic processes aimed at designing humanised spaces. In the scale of a city, urban spaces provide places for encounters, exchanges, direct contact with society, potential political and citizenship actions, and for human relationships. We question what quality, how welcoming and how humanising these public, urban spaces are. Can we make them more human? The starting hypothesis is that, through micropolitical agencying, we are able to provide humanised spaces by focusing on getting closer to our own bodies [territories]. This movement proposes the discovery of the body [territory] in its entirety: from the territory as a specificity, scaling up to the city through urban intervention. From action to thought, the aim is to transform the territory around us, as well as ourselves. By recognising our body, we take responsibility for rethinking, transforming and participating in doing, all aimed at provoking the feeling of belonging to, respecting and caring for our public spaces. This process seeks to introduce body movements into any design project, from the microarchitectural to master planning. The thesis covers pedagogic design experiments of three case studies that offer an approximation to the body [territory] as part of their process. The first arose from this doctorate and was undertaken at the Fernão Dias Paes State Middle School, in the city of São Paulo. The second case study discusses the theme within the scope of architectural learning at the UNITEC School of Architecture, in New Zealand, while the third recognises the choreographic experiment, titled Body at Risk, as the contribution to the subject. This investigation uses cartographic methodology and makes us switch places, observing the design-learning process based on the body which is in a state of constant movement. We analyse the contact zones among the three case studies, offering possible interpretations, points to ponder and questions to ask in order to stimulate the formulation and implementation of new experiments.
 
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Data de Publicação
2024-01-24
 
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