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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2012.tde-19062012-122428
Documento
Autor
Nome completo
Mario Fernando Petrilli do Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Camargo, Monica Junqueira de (Presidente)
Lima, Ana Gabriela Godinho
Segnini Junior, Francisco
Título em português
Arquitetura para educação: a construção do espaço para a formação do estudante
Palavras-chave em português
Escolas (Arquitetura)
Espaço escolar
Estudo de caso (Arquitetura)
Resumo em português
Esta dissertação busca mostrar a relação entre os aspectos pedagógicos do edifício escolar e o seu projeto arquitetônico. Para uma melhor contextualização, a pesquisa parte de uma breve introdução das principais ideias pedagógicas surgidas ao longo da história (com ênfase em suas implicações espaciais), passando pelas mudanças trazidas com o movimento das Escolas Novas, pela trajetória das políticas educacionais no estado de São Paulo e pelos paradigmas pedagógicos contemporâneos. Em seguida, são investigadas as origens e a evolução da arquitetura escolar, mostrando, por meio de exemplos, de que forma os diversos aspectos pedagógicos foram incluídos em seu programa de necessidades. Por fim, duas escolas de Ensino Fundamental construídas na década de 2000 são analisadas de maneira mais aprofundada, com o objetivo de apontar a relação entre essas duas áreas do conhecimento em casos concretos. A realização deste trabalho evidenciou a necessidade de maior diálogo entre os profissionais da arquitetura e da pedagogia durante a elaboração de projetos escolares, tornando os espaços propostos mais ajustados às exigências educacionais. O papel do arquiteto no processo de criação do espaço escolar deve ser o de fornecer as condições físicas necessárias para que a escola seja um lugar de participação, debate e construção de conhecimento, por meio de ambientes que ampliem as possibilidades de interação entre os alunos.
Título em inglês
Architecture for education: The contributino of space
Palavras-chave em inglês
Case study (Architecture)
School space
Schools (Architecture)
Resumo em inglês
This thesis seeks to show the relationship between the pedagogical aspects of the school building and its architectural design. For better context, the research starts with a brief introduction of the main pedagogical ideas that emerged throughout history (with emphasis on their spatial implications), through the changes brought about by the movement of New Schools, the trajectory of educational politics in the state of São Paulo and the contemporary educational paradigms. They are investigated the origins and evolution of the school architecture, showing, for example, how the various pedagogical aspects were included in its program needs. Finally, two elementary schools built in the 2000's are analyzed in depth, with the aim of pointing out the relationship between these two areas of knowledge in specific cases. This work highlighted the need for greater dialogue between professionals of architecture and pedagogy during the development of school projects, so that the spaces become more suited to the proposed educational requirements. The role of the architect in the school design process should be to provide the necessary physical conditions to turn the school into a place for participation, discussion and knowledge construction, through environments that expand the possibilities for interaction among students.
 
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dissertacao_mario.pdf (8.08 Mbytes)
Data de Publicação
2012-06-21
 
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