• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2007.tde-19052010-110614
Documento
Autor
Nombre completo
Helio Luiz Herbst Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Lourenco, Maria Cecilia Franca (Presidente)
Costa, Helouise Lima
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Lanna, Ana Lucia Duarte
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Título en portugués
Pelos salões das bienais, a arquitetura ausente dos manuais: expressões da arquitetura moderna brasileira expostas nas bienais paulistanas ( 1951-1959)
Palabras clave en portugués
Arquitetura moderna
Bienais de Arquitetura
Brasil
Museus de Arte
São Paulo(SP)
Resumen en portugués
A pesquisa objetiva confrontar as soluções dos projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos apresentados nas cinco primeiras Exposições Internacionais de Arquitetura (EIA), entre 1951 e 1959. No recorte temporal analisado, as EIA são organizadas em parceira entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e realizadas como parte integrante das bienais paulistanas, com regulamentos independentes em relação à seção de artes visuais. A investigação discorre sobre a tese de que a historiografia consolidada na década de 1950, ao demarcar a produção arquitetônica com base na produção de expoentes cariocas e paulistas, já consagrados internacionalmente, deixa de incorporar temas de fundamental relevância à compreensão do viver brasileiro na década de inauguração da nova capital, Brasília. O esquecimento de determinados arquitetos, como pretendo comprovar, inscreve-se num contexto de afirmação da produção artística brasileira no plano internacional, e pode ser examinado com base no extenso material disponibilizado para o público nos salões das bienais paulistanas, mas inexplicavelmente ocultado das revistas especializadas e dos manuais editados no período.
Título en inglés
Through the halls of biennials, the architecture excluded from the specialized manuals: expressions of the Brazilian modern architecture exhibited on the five first São Paulo International Biennials (1951-1959)
Palabras clave en inglés
Architecture biennials
Art museums
Brazil
Modern architecture
São Paulo(SP)
Resumen en inglés
This research aims to confront the architectural, town planning and landscape architectural projects exhibited on the five first Exposições Internacionais de Arquitetura (EIA), between 1951 and 1959. In this period, EIA exhibitions were organized by the Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) in share with the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). EIA also took part, at that time, of the São Paulo International Biennials, with independent criteria apart from the fine arts section. The investigation proposes to proof that the historical reviews from the 1950´s do not incorporate fundamental themes to understand the Brazilian everyday life in the remarkable decade of Brasília inauguration, living apart some remarkable production carried out by architects, town planners and architecture landscape architects from Rio de Janeiro and São Paulo and also from other cities throughout the country. The forgetfulness of certain professionals, as I want to demonstrate, can be analyzed in a context of the international assertion of the Brazilian artistic production and can also be investigated through the material shown in the halls of the São Paulo Biennials but not printed on the specialized magazines and nor on the manuals launched at that time, with no plausible reasons.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
aHelio_TUDO.pdf (52.21 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-05-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.