• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2007.tde-19052010-085029
Documento
Autor
Nome completo
Paula de Vincenzo Fidelis Belfort Mattos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Munari, Luiz Americo de Souza (Presidente)
Azevedo, Ricardo Marques de
Barreiro Filho, Roberto Coelho
Guerra, Marco Antonio
Silva, Fernanda Fernandes da
Título em português
Apropriações de imagens artísticas e arquitetônicas pela mídia
Palavras-chave em português
Arquitetura
História da arte
Mídia
Propaganda
Releitura
Resumo em português
Este trabalho apresenta releituras de imagens consagradas na história da arte e da arquitetura, constantes em materiais publicitários e em veículos de comunicação, assim como em fachadas arquitetônicas, visualizadas na cidade de São Paulo, no período que compreende a virada do século XX para o XXI. As releituras publicitárias focam as imagens que se tornaram famosas no mundo contemporâneo e privilegiam as que fazem referências ao mundo de tradição clássica, embora seja possível encontrar outros momentos da história, também evidenciados nas propagandas. Nas imagens arquitetônicas, enfocou-se principalmente nos aspectos de fachada que apresentam referências advindas do mundo clássico. Observou-se, a partir das duas leituras, que as referências são utilizadas pelo aspecto simbólico que elas assumem ao longo da história.
Título em inglês
Appropriation of artistic and architectural images for media
Palavras-chave em inglês
Advertising
Architecture
Art history
Media
Reading
Resumo em inglês
This thesis shows reinterpretation of consecrated images Art History and Architecture that are constantly found in advertising pieces and the media as well as in architectonic faces of buildings in São Paulo from the XX to XXI centurys transition. The reinterpretation of the advertising pieces focus on images that became famous in the contemporary world and highlight the ones that refer to the world of classical tradition, even though, it is possible to find other historical moments also highlighted in the advertisements. It was noticed from the two reinterpretations that those references are used because of the symbolic aspect they take throughout history.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
APROPRIACOES_FINAL.pdf (17.30 Mbytes)
Data de Publicação
2010-08-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.