• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-18102019-115346
Documento
Autor
Nombre completo
Yuri Fomin Quevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Belluzzo, Ana Maria de Moraes (Presidente)
Pitta, Fernanda Mendonça
Weiss, Luise
Título en portugués
Entre marchadeiras, mãos e mangarás: Flávio Império e as artes plásticas
Palabras clave en portugués
Arte Contemporânea
Artes Visuais
Artistas
Flávio Império
História da Arte no Brasil
Resumen en portugués
Esta dissertação aborda a produção de Flávio Império (1935-1985) no campo das artes plásticas entre 1965 e meados dos anos 1980. O recorte temporal parte da primeira exposição coletiva profissional do artista (Opinião 65) e vai até sua morte, em meados da década de 1980. A partir desse espectro, são selecionados conjuntos de obras que permitem descrever e analisar assuntos e procedimentos adotados por Império, verificando continuidades, descontinuidades e demais gestos em seu trabalho ao longo do tempo, retomando diálogos com a produção de outros artistas brasileiros. Desse modo, busca-se entender como Império reelabora e atualiza modos de fazer que vão desde operações identificadas com a Pop Art norte-americana à referência a técnicas tradicionais de pintura. Objetiva-se, com isso, estruturar leituras de Império que permitam uma compreensão contextualizada e situada de seu trabalho. Por transitar por diversos meios profissionais - além das artes plásticas, a cenografia no teatro, o ofício da arquitetura e a docência universidade - considera-se aqui que a análise da produção do artista pode contribuir para um entendimento mais abrangente sobre a arte feita no Brasil durante essas décadas.
Título en inglés
Between marchadeiras, mãos and mangarás: Flávio Império and the visual arts
Palabras clave en inglés
Brazilian art history
Brazilian visual arts
Contemporary art
Resumen en inglés
This dissertation addresses the production of art by Flávio Império (1935-1985) between 1965 and the mid-1980s. The period covered goes from the first collective professional exhibition of the artist (Opinion 65) until his death, in the mid-1980s. From this spectrum, we selected sets of works that enable us to describe and analyze and procedures adopted by Império, verifying continuities, discontinuities and gestures in his work over time, resuming dialogues with the production of other Brazilian artists. In this way, understand how Império re-elaborates and updates modes of ranging from operations identified with American Pop Art reference to traditional painting techniques. It is intended, therefore, to structure readings of Império that allow a contextualized and situated understanding of its work. By going through various professional means - in addition to the theater, the office of architecture and university teaching - it is considered here that the analysis of the artist's production can contribute to a more comprehensive understanding of the artistic production made in Brazil during these decades.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Liberación
2019-10-18
Fecha de Publicación
2019-10-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.